Andrea Nakane: Carioca de atitude na cultura

Colunista do DIÁRIO DO RIO conta a história da moradora do Grajaú, Priscila Seixas, professora e pesquisadora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Priscila Seixas ou mais conhecida como Priscila Burburinho, é carioca, moradora do Grajaú, tem 38 anos e por meio de suas atividades como Gestora Cultural, professora e pesquisadora foi indicada e laureada com o prêmio Atitude Carioca, entregue no último mês de setembro.

Esse reconhecimento, em sua oitava edição, é realizado pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e permite que empresas, instituições, personalidades e pessoas comuns que implementaram ações de fomento ao crescimento sustentável do estado ganhem mais visibilidade e notoriedade por meio dessa premiação.

Priscila Burburinho concorreu na categoria Impulsionando o Rio e consagrou-se vitoriosa, representando a Burburinho Cultural, na qual é a CEO e tem como foco de trabalho a cultura, desde o momento de sua fundação em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais, visando multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

“A Burburinho Cultural nasceu na reta final da conclusão da graduação em Produção Cultural da UFF junto a 5 outros jovens em início de carreira, a empresa tem 16 anos e da formação original, só eu segui com o projeto da Burburinho, mas três anos depois o meu atual sócio Thiago Ramires se juntou a empreitada e estamos juntos desde então. O mercado profissional da Cultura no Brasil ainda é um campo em formação e abrir a produtora foi uma decisão assertiva e de oportunidades em que nos permitiu elaborar e executar projetos em diferentes linguagens.”, afirma Priscila Burburinho.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 11 11 at 17.38.47 1 Andrea Nakane: Carioca de atitude na cultura

Nos últimos anos, a Burburinho Cultural, tem executado e desenvolvido projetos junto MSF (Médico Sem Fronteiras) e AISCE (Associação de Intercambio SocioCultural e Empresarial Brasil-Colômbia) e atua em sociedade com a Vila Musical na gestão de eventos do Casarão Floresta.

Priscila Burburinho vem colecionando destaques em sua carreira, como o prêmio Rio Sociocultural 2011 com o projeto Cordel com a Corda Toda e, também, foi finalista do prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2022.

Doutoranda em Mídia e Cotidiano pela UFF com pesquisa sobre a midiatização da lei Rouanet. Mestre em Ciência da Arte pela UFF, Bacharel em Produção Cultural pela UFF e Professora da Faculdade Senac Rio, Priscila Burburinho, ainda, ressalta que consegue administrar bem todas essas ambiências de sua vida, incluindo a de ser mãe, pois se dedica a tudo com um componente essencial: amor

“O prêmio Atitude Carioca consagra esses 15 anos da Burburinho, são muitas histórias, projetos que amamos realizar e uma grande celebração com a equipe que construímos. De forma indireta atingimos mais de 500 pessoas através de geração de renda pelos projetos e são 10 mil pessoas impactas só pelo CEAT e pela Escola Criar Jogos, a premiação nos traz a certeza que impactamos positivamente a vida das pessoas.”, celebra Priscila Burburinho.

Já conduzindo planos para o futuro, diga-se bem próximo, Priscila Burburinho revela que no final de novembro será lançado o livro Método Burburinho de Produzir Cultura: 15 anos de produção cultural no Brasil. Nesta publicação ocorreu a compilação de 15 projetos que são inspiradores para a cultura. Alguns deles são a Escola Criar Jogos; Centro Escola de Arte e Tecnologia; Cordel com a Corda toda; Som em 4 tempos; Rio Som e Cena; Dança.MOV; Escola Livre Vila Musical; Literatura Acessível, entre outros. Vale ressaltar que são projetos realizados via leis de incentivo e com grande impacto cultural e social.

Quem quiser acompanhar os passos da Priscila Burburinho e todos os seus projetos pode seguir suas redes sociais: @seixas.priscila (pessoal) e  @burburinho_cultural (empresa)

A gente só pode unir-se a Priscila Burburinho nessa celebração de apoio e incentivo à cultura e torcer para que a Burburinho Cultural continue ativa e repleta de projetos, pois toda a sociedade ganha e fica mais feliz!!!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andrea Nakane: Carioca de atitude na cultura
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui