Andréa Nakane: Coletivo revelador de talentos e reflexões

Conheça a história da diretora e professora de teatro Luíza Rangel Cordeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Luiza Rangel Cordeiro, 30 anos, é natural de Campos dos Goytacazes, mas reside na cidade do Rio de Janeiro há 12 anos, onde desenvolve seu ofício de professora de teatro e diretora junto a jovens cariocas.  

Nos últimos tempos, Luiza Rangel tem liderado um coletivo teatral jovem que tem conquistado destaque em diversas comunidades e na imprensa pelo trabalho realizado.

Batizado de Fale sobre mim, o grupo, foi fundado em 2018, e já produziu alguns espetáculos teatrais, tendo como base o fomento à pesquisa, a criação e formação artística de forma democrática e conectada com o território dos jovens atores. 

O coletivo teatral Fale sobre mim, dirigido por Luiza Rangel, reúne em cena cinco jovens atores – Wilson Ruan, Maria Paula Nurck, Lucas Reis, Laura Coelho e Analya Britney – com idade entre 15 e 17 anos, que pesquisam o uso de histórias e memórias pessoais na criação de cenas. 

Advertisement

“Sempre trabalhei com teatro de grupo. Em 2017 comecei a dar aulas de teatro na educação básica e naturalmente foi se formando um grupo de alunos e alunas que desejavam muito estar em coletivo, fazendo teatro.” conta Luiza Rangel

Luiza Rangel celebra uma nova conquista do seu coletivo teatral: o grupo acabou de estrear o documentário “Meu Corre”, gravado no Conjunto Urucânia, em Paciência, Zona Oeste, que reflete sobre as diversas camadas da palavra “Independência”, por meio do olhar da juventude periférica. 

“É um elenco jovem trazendo uma perspectiva particular para falar sobre futuro, liberdade, modo de viver. A gente espera também se conectar com esse público, provocando reflexões…a história do Brasil impacta em nossa rotina? As escolhas feitas até aqui nos levaram em consideração?” comenta Luiza Rangel.

A produção será lançada em escolas da região metropolitana e já está disponibilizada gratuitamente no Youtube – https://www.youtube.com/@falesobremimteatro 

“Este mês realizamos um lançamento presencial do curta-metragem , seguido de bate-papo com o elenco. O local escolhido foi o Colégio Estadual Amazonas, em Cosmos – Zona Oeste. Para nós, é super importante essa abertura e diálogo junto aos estudantes. Aproximar a juventude de um processo criativo, de uma equipe artística, de uma linguagem, é oportunizar experiências. Há uma atmosfera de curiosidade, escuta e aprendizado. Pretendemos sim, organizar mais encontros como esse ao longo do semestre.” anuncia Luiza Rangel.

O projeto “Meu Corre” teve patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, e conta ainda com a direção de produção de Dani Carvalho, orientação dramatúrgica de Laís Lage e direção de arte de Jasmin Sanchez.

Luiza Rangel explica, ainda, que foi notório as dificuldades de transposição da arte teatral para o audiovisual, porém, toda arte tem sua beleza própria e a linguagem cinematográfica realça, ainda mais, as reações físicas, os gestos e olhares, sendo esse exercício um grande desafio de sensibilidade e cuidado.

Acompanhar projetos como esse, no qual a juventude está engajada, em plena produção artística, discutindo e refletindo sobre temas que são alusivos ao seu cotidiano, permite a amplitude de uma significativa participação como cidadãos e tem efeito multiplicador que, sem dúvida alguma, irá refletir em melhores condições de qualidade de vida em sociedade.

Vamos prestigiar e aplaudir essas iniciativas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Coletivo revelador de talentos e reflexões
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui