Rio-SP
Promovido, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Theatro Municipal de São Paulo, essa semana tem mais uma conversa da série “Encontros com Autores 2023”, que integra a celebração dos 65 anos do Prêmio Jabuti.
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade. Ao destacar a produção literária e o poder transformador por meio da leitura, a premiação inspira e enriquece a cena cultural do País.
No dia 16 de novembro, quinta-feira, às 19h, o Encontro será com o carioca Jeferson Tenório
Jeferson Tenório, autor nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e atualmente radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS e teve uma carreira literária rica e diversificada. Jeferson Tenório foi colunista dos jornais Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo, até abril de 2023. Além disso, ele foi professor visitante de Literatura na renomada Brown University, nos Estados Unidos. Sua obra literária inclui textos adaptados para o teatro e histórias traduzidas para inglês e espanhol. Ele é autor de obras como “Estela sem Deus” (2018) e “O Avesso da Pele” (2020), que não apenas ganhou o Prêmio Jabuti em Romance Literário de 2021, mas também teve seus direitos vendidos para países como Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e EUA.
Os encontros seguirão até o mês de dezembro, com a participação de renomados autores finalistas e ganhadores do Prêmio Jabuti, Os escritores abordarão temas ligados à Literatura, à criação e à formação do autor e abordarão como produzir obras nos diversos gêneros de ficção e não ficção.
O mês de dezembro contará ainda com um encontro especial, com o autor contemplado com o Livro do Ano de 2023.
SP/RJ
Sob o espírito da paz e respeito à diversidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, reuniu um time de estrelas para celebrar a chegada de 2024. O maior Réveillon do mundo terá em seus dois palcos na praia de Copacabana Ludmilla, Glória Groove, Luísa Sonza, Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro. Só que a festa estará espalhada por toda a cidade, garantindo que da Zona Sul à Zona Oeste cariocas e turistas desfrutem de uma grande noite.
E entre todas as atrações divulgadas, a cantora Gloria Groove é a representante de São Paulo.
O último álbum da drag queen, intitulado “Lady Leste”, faz uma homenagem à região onde cresceu, Vila Formosa, região da zona leste. A artista já citou em entrevistas quais são seus lugares favoritos de Sampa, como o Parque CERET, por exemplo.
Em 2006, participou do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, e seu talento chamou atenção: acabou ganhando um papel na novela Bicho do Mato, da Record. Como dubladora, deu voz a diversos desenhos famosos, como Hannah Montana e Digimon.
Atração do palco Copacabana, na festa da virada do ano, Gloria Groove é símbolo LGBTQUIAPN+ e promete elevar – ainda mais – o astral de toda a galera que estará presente nas areias da Princesinha do Mar.
A SRCOM, empresa vencedora do Caderno de Encargos e Contrapartidas para o Réveillon 2024, destaca que a festa tem como conceito abraçar todos os tipos de públicos.
– O Rio de Janeiro é o melhor anfitrião do Brasil, porque aqui conseguimos fazer qualquer um se sentir muito bem. É uma cidade que exala vivacidade, é plural, multicultural e multicolorida. – explicou Abel Gomes, o VP de Criação da SRCOM, uma das principais agências de brand experience e live marketing do Brasil que será a responsável pela realização do evento pela 16ª vez.
Pelo segundo ano seguido, o evento será transmitido pela TV Globo, com transmissão também pelo Globoplay. A festa começa logo depois da novela “Terra e Paixão”.
Um dos destaques desse ano será um espetáculo inédito de 500 drones, em homenagem aos 40 anos do Rock in Rio. Com muita música e belas imagens — como a guitarra símbolo do festival — o momento de grande emoção acontecerá instantes antes da contagem regressiva, como abertura para a queima de fogos homenageando o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, patrimônio cultural e imaterial da cidade do Rio.