Andréa Nakane: Conexão Apoteótica entre Rio e Bélgica

Alain Taillard, de origem belga, é aposentado, tem 60 anos e em sua agenda, desde 1993, consta um compromisso: desfilar no Carnaval carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Acervo pessoal

Alain Taillard, de origem belga, da cidade de Verviers, aposentado e atualmente cenógrafo, tem 60 anos e em sua agenda, desde 1993, consta um compromisso que ele faz de tudo para honrar com dedicação e muito prazer: desfilar no Carnaval carioca.

Em 1992, a primeira vez que esteve no Rio, Alain Taillard teve a oportunidade de assistir ao desfile das escolas de samba no Sambódromo e a paixão foi imediata.

Já em 1993, Alain Taillard, saiu de mero espectador e vivenciou sua primeira experiência como componente em uma pequena agremiação e a partir daí, o Carnaval carioca entrou definitivamente em sua vida.

Nabil Samir Habib, em 2002, foi uma personalidade carnavalesca que deu todas as aberturas para que Alain Taillard tornar-se, também, figura de destaque com fantasias luxuosas nas agremiações por onde desfila e por isso mesmo, ele é muito agradecido a esse acolhimento.

Advertisement

“É fabuloso participar do Carnaval carioca. É o maior show do mundo, do planeta. Eu pessoalmente me acostumei a ver grandes espetáculos com minhas tias, em Paris, por exemplo, no Molin Rouge, mas quando eu vi o carnaval, eu me dei conta que era uma coisa diferente, que era mil vezes todos os espetáculos que eu tinha visto até então.” declara Alain Taillard.

Depois de dois anos ausente desse universo mágico, em função da pandemia do Covid, em 2022 ele trouxe consigo um amigo e irmão, e irá desfilar na Imperatriz Leopoldinense pela primeira vez.

Mas, Alain Taillard não deixa de expressar que seu coração bate mais forte pelas cores da verde e rosa, tendo já desfilado por mais de dez anos na escola, tendo tido a oportunidade de ser destaque e conhecer a comunidade onde a Mangueira surgiu.

O amor pelo Carnaval carioca é tão grande que esse ano, Alain Taillard se viu em um grande dilema. As cavalgadas de Herve na segunda-feira de Páscoa são uma tradição em sua região, mas em 2022, o evento não contará com sua ilustre participação, já que ele decidiu estar no Rio de Janeiro para desfilar no Sambódromo, pois a agenda do Carnaval da passarela foi alterada ainda pelo zelo com relação ao SARS-CoV-2.

Toda essa sua paixão pelo Carnaval do Rio, rendeu a Alain Taillard o título de Embaixador de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, pois tornou-se voluntariamente um divulgador das belezas do Rio e ao falar desse título, ele se emociona e se diz muito honrado com tamanha deferência. Além disso ele é responsável por organizar todo ano em seu país uma exposição sobre a temática carnavalesca, lhe permitindo aumentar seu contato com sua paixão tupiniquim.

Para Alain Taillard, no carnaval carioca é notório que todas as classes sociais estão envolvidas no sucesso da festa, tornando-se, em sua visão, uma beleza única.

“Gosto muito das baianas, elas me fascinam, pela sua importância histórica, sua garra em movimentar-se… é um verdadeiro fascínio, senhoras com idade mais avançada e que bailam com uma leveza e beleza singulares.” afirma Alain Taillard.

Alain Taillard confessa que fica em transe quando entra na passarela do Samba, ele tem um ritual de fazer o sinal da cruz e entregar-se plenamente a emoção que representa um momento que chega ser para ele indescritível, algo que o deixa fora de si, enebriado com tamanha energia.

Sim… é essa a melhor definição do Carnaval carioca promovido pelas resilientes agremiações carnavalescas: um espetáculo cultural e musical, que nos tira o fôlego por sua grandeza e exaltação do poder artístico humano, trazendo histórias de vidas e episódios históricos que nos ajudam a compreender nossa própria evolução por meio da alegria e o espírito coletivo.

O Carnaval carioca ficou no esquenta, em função da pandemia, e agora, pelo menos na Marquês de Sapucaí, a hora é de nos entregar a sua imponência beleza e cantar, em alto e bom tom:

“Não deixe o samba morrer / Não deixe o samba acabar / O morro foi feito de samba / De samba para gente sambar”

O Rio é feito de samba… da alegria, da musicalidade, da energia, da fantasia, de espetáculos como o Carnaval que encanta nativos e estrangeiros, afinal, o que é bom não tem fronteiras.Um apoteótico Carnaval para todos nós!!!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Conexão Apoteótica entre Rio e Bélgica
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui