Andréa Nakane: Doce versão à moda Carioca

Colunista do DIÁRIO DO RIO conta a história da empreendedora Thainá Viana, a Thainá das Palhas da Vila Kennedy

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Thainá Rocha Ferreira Viana, conhecida como Thatá das Palhas, tem 29 anos e é carioca da gema, moradora da Vila Kennedy, em Bangu e tem feito muito sucesso na cidade com suas versões de um doce que muitos pensam ser italiano, mas, não o é… e que no Rio ganhou versões ainda mais cheias de bossa: a palha italiana.

O doce que inspirou a palha italiana é originário, sim, do país mediterrâneo: o salame de chocolate, que também é uma iguaria elaborada em um processo rápido e com poucos ingredientes.

A palha italiana que é um doce à base de biscoito e brigadeiro, chegou até a Thatá das Palhas por intermédio de uma professora de educação artística no ensino fundamental, a Tia Juçara, que em uma ação para celebrar a Páscoa no colégio, apresentou aos alunos várias receitas com chocolate para que os alunos reproduzissem. E, assim, a palha italiana conquistou sua memória.

Com o passar dos anos, Thatá das Palhas, apesar de ter passado por vários empregos, até mesmo em órgãos públicos, como funcionária comissionada, investia na venda da sua receita de palha italiana, que fazia muito sucesso entre os familiares e colegas.

Advertisement

Hoje, Thatá das Palhas, não lida com a venda de suas guloseimas, apenas como uma fonte de renda extra, já que a mesma se tornou uma empreendedora, legalmente constituída e consegue administrar seu tempo dedicado ao seu negócio, equilibradamente, com a criação de sua paixão, o Murilo, filho que veio de surpresa, sem planejamento e que demandou novas adaptações no dia-a-dia da família.

“Com a crise, meu marido perdeu o emprego e eu tive que partir para as vendas mais acirradas nos sinais de trânsito e nos ônibus… só parei no momento do auge da pandemia, e hoje, ainda, atuo nas ruas vendendo meus produtos, paralelamente as encomendas que recebo.”, relembra Thatá das Palhas.

9cfa596e 0b04 48f8 89d6 73548a12b2a2 Andréa Nakane: Doce versão à moda Carioca

Assim, oficialmente surgiu o negócio batizado de Palha Italiana DaThatá. Em meio um período de dificuldades, Thatá das Palhas foi à luta, de toca de confeiteira, avental colorido, no rosto um sorriso e muita disposição para oferecer doces que afugentem o amargor da vida.

Thatá das Palhas vem aprimorando seus dons de confeiteira, e mais ainda, reinventou suas estratégias de vendas, tendo como aliada as redes sociais – @palhaitalianadathata.

A produção das palhas italianas é totalmente caseira e hoje oferta 11 sabores: tradicional, leite ninho, oreoTM, morango, paçoca, churros, limão, beijinho, casadinho, maracujá e a famosa caipirinha, com cachaça. Todas as receitas passam por muito testes e tem os próprios clientes como seus avaliadores, permitindo, assim, um controle de qualidade ideal.

A entrega em toda a cidade é feita por seu marido ou por ela mesma, que continua também vendendo paçoca industrializada nos sinais de trânsito, garantindo que sua renda – quando não tem encomenda das palhas italianas– mantenha-se ativa.

Ela aproveita datas comemorativas para lançar kits especiais, personalizados, o que amplia sua comercialização e gera uma conexão ainda mais emotiva com seu trabalho, definido como uma doceria afetiva.

Novidades estão sempre na mira da Thatá das Palhas, pois é uma forma de estimular novas compras e até mesmo ampliar sua rede de clientes. Suas palhas foram apreciadas e aprovadas por personalidades como DJ Rennan da Penha, MC Duduzinho, Rodriguinho, Cantor Naldo Benny e Moranguinho, entre outras celebridades.

“Eu faço também palha italiana no estilo bem casado… a ideia surgiu porque um noivo não gostava desse tradicional doce servido em casamentos e a noiva solicitou uma sugestão para substituir esse mimo a ser entregue na festa, e, dessa forma, consegui incorporar mais uma opção de produto.” conta Thatá das Palhas.

Hoje ela tem em seu portfólio de produtos, petisqueira de palha italiana e caneca explosão, muito bem aceitos pelo público. Thatá das Palhas também atende a diversos eventos, desde bodas, festas de aniversários, confraternizações de empresas e até mesmo chá revelação.

Thatá das Palhas, como boa pisciana, sonha muito alto e se espelha na trajetória do empreendedor Rick Chesther, e, por isso, mesmo quer tornar-se uma palestrante renomada, que possa – por meio da sua história – inspirar tantas outras pessoas a batalharem por seus projetos e realizações.

A vida de Rick nos ensina que não há lugar no topo para quem para de lutar ou vive em eterna transferência de responsabilidades. Rick Chesther costuma dizer que ele não é empreendedor, empresário ou milionário, mas sim um mensageiro aprendiz que provoca e instiga por intermédio das suas mensagens nas mídias sociais.” declara Thatá das Palhas.

Essa é mais uma história que demonstra que o carioca, o brasileiro, tem um poder inventivo de ser resiliente e pode até envergar, mas não quebra. E no caso da Thatá das Palhas, ela conseguiu passar por momentos muito críticos, tendo ao seu lado uma receita resgatada do seu passado, que a mantém no presente e lhe possibilita sorrir para o futuro… que será doce com toda certeza!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Doce versão à moda Carioca
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui