Andréa Nakane: Presença Carioca em Premiação de Música Clássica

A colunista do DIÁRIO DO RIO conta sobre o carioca indicado como finalista do prêmio Prelúdio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ricardo Gaio Assumpção, conhecido como Ricardo Gaio, tem 28 anos, é carioca morador da Tijuca, bacharel em Artes Cênicas e está comemorando sua indicação como finalista do prêmio Prelúdio, com foco em música clássica.

Ricardo Gaio que irá cantar a Ária ‘Recondita Harmonia’ da ópera ‘Tosca’, de Giacomo Puccini é o único carioca finalista. Ao lado dele, estão os paulistanos Guilherme Frazatto, de 25 anos, tocando no piano Concerto n° 2, Terceiro Movimento, de Saint-Saens; João Pedro Ferraz, 25 anos, toca no violino Árias Ciganas, opus 20, Movimento único, de Pablo de Sarasate e Mattheus Versiani, 21 anos, apresentando –se no piano com o Concerto nº 1, Movimento 1º Allegro Maestoso, de Frédéric Chopin.

Em 2023, dezesseis jovens entre 13 e 28 anos participaram da edição do Prelúdio e pela primeira vez a atração foi dividida em oito fases eliminatórias, proporcionando que cada participante se apresentasse duas vezes, em episódios diferentes e tocando músicas distintas. A intenção foi dar mais visibilidade aos jovens participantes.

A atração completou 18 anos em 2023. Nesse período, o programa lançou no mercado da música clássica nomes como o pianista Cristian Budu, que venceu o programa em 2007; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

A TV Cultura exibe, ao vivo, no sábado, dia 25 de novembro, diretamente da Sala São Paulo, a grande final do Prelúdio. Consagrado por revelar jovens talentos da música clássica, o programa apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia anunciará o vencedor da temporada 2023, que ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. 

Ricardo Gaio é ator e tenor formado na Faculdade CAL de Artes Cênicas em 2018, onde participou de peças como A Máquina Tchékhov e Boca de Ouro. No núcleo de musical da CAL, fez o personagem Pierre na montagem acadêmica de Natasha, Pierre & O Grande Cometa, de 1812. Foi vencedor do Prêmio Recital Série Toriba Musical no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas 2021 e vencedor do 3º lugar masculino no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner Edição Brasil, em 2021.

Quem quiser ficar na torcida do Ricardo Gaio é só assistir no sábado a TV Cultura, a partir das 18h30min ou sintonizar na Rádio Cultura FM (103,3 Hz). E quem tiver interesse de acompanhar a agenda desse talentoso artista, basta segui-lo no @ricardo_gaio

“Meus planos futuros estão mais voltados para a Ópera, quero desenvolver mais isso … mas eventualmente eu quero voltar a atuar em uma peça, um musical, na TV, cinema… já que a atuação é o maior amor da minha vida.” declara Ricardo Gaio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Presença Carioca em Premiação de Música Clássica

Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui