Andréa Nakane: Regência de uma Sinfonia de Talentos

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre José Maria Rendeiro Corrêa Braga, que é regente, professor, pesquisador e produtor cultural, atualmente, liderando a Escola de Música Villa-Lobos (EMVL)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

José Maria Rendeiro Corrêa Braga, 67 anos, é natural de Belém do Pará, morador do Rio Comprido e respira arte o tempo todo, atuando como regente, professor, pesquisador e produtor cultural, atualmente, liderando a Escola de Música Villa-Lobos (EMVL)

A Escola de Música Villa-Lobos é uma instituição de ensino de música oficial do estado do Rio de Janeiro, subordinada à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC-RJ. Fundada há 70 anos, a Escola oferece cursos de formação em nível fundamental e médio, além dos cursos livres operacionalizados através da Leia Brasil, que vão da iniciação ao aperfeiçoamento.

Os cursos são destinados aos jovens e adultos visando a promoção do acesso à educação musical de excelência, com uma iniciação prática e teórica completa, voltado para quem não teve oportunidade de estudar música na infância e/ou adolescência. Também tem, ainda, como importante propósito, criar oportunidade de acesso (curso com baixo valor na semestralidade).

A EMVL já teve 2.400 alunos, e hoje, o número está em 1.050, com o retorno das atividades presenciais, pós pandemia. No perfil inclusivo dos discentes há pessoas entre 8 a 80 anos, oriundos de todas as classes sociais, moradores de localidades diversas da zona oeste, norte e sul da cidade e até de outros municípios.

Advertisement

“Fui aluno dessa Escola na década de 70. Fui trazido para cá por uma grande flautista do Teatro Municipal do Estado do Rio de Janeiro, a professora e Instrumentista Maria do Carmo Costa, com quem eu tinha aula particular em sua residência, mas as aulas eram caras para mim, filho de uma funcionária pública com mais 4 irmãos para sustentar. Ela viu a minha dificuldade em pagar as aulas, e achando que eu tinha algum talento me trouxe para a Escola de Música Villa-Lobos. Foi uma época de muita efervescência na EMVL.” relembra José Maria Rendeiro Corrêa Braga.

Em sua própria trajetória profissional, José Maria Rendeiro Corrêa Braga, teve o privilégio de trabalhar com nomes de grande projeção no cenário cultural e educacional do país, como Celso Wotzenlogel, Henrique Morelembaum, Roberto Duarte, Lenir Siqueira, Cecília Conde e Darcy Ribeiro.

“Darcy Ribeiro era um gênio e ouvi-lo falar com um entusiasmo de um jovem de 20 anos, onde tudo era urgente, onde tudo precisava ser feito e logo, era contagiante, não se podia perder tempo. O convívio com estes grandes mestres, a descoberta da Educação através da Arte, o mergulho nesse mundo acabou me direcionando para a Educação Musical. “, explica José Maria Rendeiro Corrêa Braga.

Em sua gestão à frente da EMVL, José Maria Rendeiro Corrêa Braga pontua o orgulho de ter fomentado os núcleos avançados da Escola de Música Villa-Lobos no interior do Estado, já com a agenda pronta para a implantação de mais quatro núcleos avançados com as prefeituras de Iguaba Grande, Mendes, Volta Redonda e Areal que irão se juntar a Teresópolis, Paracambi, Búzios, Miracema, Conceição de Macabu e Cachoeiras de Macacu

Outro legado foi a Biblioteca da Escola de Música Villa-Lobos com uma rica coleção de livros, métodos, enciclopédias e mais de 63.000 partituras, disponíveis para consulta dos alunos e pesquisadores externos, além da construção do Auditório Guerra Peixe e o Studio de Gravação da instituição.

Pensando em projetos futuros, José Maria Rendeiro Corrêa Braga, confirma os esforços na reforma interna da escola e a conservação, restauro e afinação dos 30 pianos da EMVL. Além disso, ele lista outras ações de destaque como a continuidade da reforma e conservação das salas de aulas, o estímulo a ampliação do quantitativo de vagas oferecidas em todos os cursos, assim como a própria ampliação do quadro de professores. Além disso, pretende-se aumentar a presença da Escola de Música Villa Lobos no interior do estado firmando parcerias com as cidades que demonstrem interesse e a criação da Orquestra de Pau e Cordas.

O público em geral será agraciado com a apresentação da ópera O Tinhozinho da Garrafa, de Vladimir Tourinho e do Circuito pelo interior dos Concertos Didáticos com o Coro de Câmara da escola e do Madrigal do Villa e do Festival da Canção dos alunos. Vale muito a pena seguir as redes sociais da EMVL -@escolavillalobos.

Os eventos temáticos também estão no radar de José Maria Rendeiro Corrêa Braga e por isso contará com iniciativas como o Curso de Carnaval em junho e da organização da Festa Junina Arraiá da Mindinha, com quatro dias de festejos no Largo de São Francisco. E já para 2024 está confirmado o Bloco do Heitor no período carnavalesco.

Quando indagado sobre a aliança entre a cidade do Rio e Música, José Maria Rendeiro Corrêa Braga cita trechos da composição de Caetano Veloso, Você é Linda – “Você é linda/ Mais que demais/ Você é linda sim/ Onda do mar do amor/ Que bateu em mim. Gosto de ver, Você no seu ritmo/ Dona do carnaval/Gosto de ter, Sentir seu estilo/Ir no seu íntimo, Nunca me faça mal!” e completa afirmando que: “o Rio é pura canção – mar – floresta – montanhas – uma sinfonia!”

O trabalho de José Maria Rendeiro Corrêa Braga e de tantos outros amantes abnegados da música, nos permite formar novas gerações de profissionais e apreciadores, que manterão a sensibilidade de todos à flor da pele, afinal a gente precisa, e muito, da beleza e humanização das artes, em geral.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Regência de uma Sinfonia de Talentos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Andréa Nakane: Regência de uma Sinfonia de Talentos
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui