Andréa Nakane: Retorno Triunfal nos Braços da Princesinha do Mar

A colunista do DIÁRIO DO RIO fala com o responsável por trazer a franquia do Blue Note para o Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Daniel Stain, é carioca, tem 47 anos, morador do Jardim Botânico e trouxe de suas memórias, as lembranças de um tio que trabalhou no famoso Blue Note de Nova Iorque, que lhe possibilitou conhecer os encantos dos bastidores do espaço de forma intensa, assistindo as passagens de sons de grandes artistas, fato que lhe marcou tanto, e que acabou se tornando um propósito de vida: trazer a franquia da casa para o Brasil

Para tirar esse sonho do papel, Daniel Stain, conseguiu a parceria de Luiz Calainho, que também já tinha pensado na viabilização desse projeto. A primeira franquia da casa no hemisfério sul foi no Rio e funcionou no Lagoon até 2019, depois foi para Ipanema e posteriormente fechada durante a pandemia.

Agora está chegando a hora da cidade maravilhosa receber de braços abertos o novo Blue Note Rio. A partir do dia 05 de outubro, o emblemático clube de Jazz nascido em Nova York reabre em um novo endereço, em frente à Praia de Copacabana, com shows de quarta a domingo.

“A gente está acreditando muito nessa retomada da cidade, o Rio andou durante um certo tempo machucado… a economia agora, junto com o movimento cultural, está em ebulição. A gente vê que o Jazz – cada vez mais – está retornando com toda a sua beleza à cidade… há muito tempo que a gente não ouvia falar de festival de Jazz… e aí está o Festival Montreux, tem outro que irá acontecer na Marina da Glória, enfim… um momento muito propício para o nosso pleno retorno.” declara Daniel Stain.

Advertisement

Localizado na lendária, Avenida Atlântica, O Blue Note Rio está funcionando no imóvel que abrigava o restaurante ‘Copabacana’, no número 1.910, ao lado do Copacabana Palace. A casa terá três ambientes: Blue Bar, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; área inferior com palco, restaurante e bar, com 140 lugares; e área superior, que abrigará o palco principal e varanda, com capacidade para 200 pessoas.

“A escolha do ponto foi crucial para nosso retorno. A gente estava namorando um espaço em frente à praia e quando a gente encontrou esse ponto em Copacabana, com toda a sua pluralidade, a convergência foi total, já que é um território de muita democratização e boa energia, o que, também, simboliza nossa casa, um local para todos, com preços acessíveis e variados gêneros musicais.”, afirma Daniel Stain, que além de sócio, também é diretor musical do Blue Note.

Além do Rio, a casa funciona desde 2019 em São Paulo, na Avenida Paulista, onde já chega à marca de 1.500 shows e noites memoráveis com artistas como Stanley Jordan, Macy Gray, João Bosco, Toquinho, Hermeto Pascoal, Mart’nália, Liniker, entre muitos outros.

A casa no Rio inaugura tendo como parceiro e patrocinador master a Porto Bank, que oferecerá aos seus clientes uma série de benefícios, como 30% de desconto nos ingressos e 15% de desconto no consumo de restaurante e bar. Também são patrocinadores do Blue Note Rio as cervejarias Heineken e Blue Moon.

“Nosso público, além dos próprios cariocas, também agrega um perfil turístico de todo o país e de diversas nacionalidades. E por isso mesmo, a gente quer o Blue Note Rio seja também a cara dos ritmos brasileiros, isso faz com que a nossa programação de curadoria da casa do Rio, seja parcialmente distinta da de São Paulo.” afirma Daniel Stain.

A programação de inauguração, no mês de outubro, contará com grandes atrações internacionais, tais como o trompetista de New Orleans Christian Scott (ou Chief Xian aTunde Adjuah, como tem se apresentado). Nome de destaque da cena do jazz atual, o artista fará show de seu novo álbum no dia 07/10. Martin Pizzarelli Trio, conjunto do baixista norte-americano e filho da lenda do jazz Bucky Pizzarelli, fará apresentação no dia 11, quarta-feira. No dia 23, o cubano naturalizado americano Alfredo Rodriguez se apresentará com o seu trio. Indicado ao Grammy, Rodriguez foi descoberto pelo produtor musical Quincy Jones.

Que o Blue Note Rio reconquiste seu lugar nos corações dos apaixonados por boa música e se torne uma verdadeira referência musical na cidade, assim como era outrora.

Vamos prestigiar!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Retorno Triunfal nos Braços da Princesinha do Mar
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui