Débora Leonel Peluso, 32 anos, carioca e Fernanda de Lucena Tavares, 34 anos, paraibana, moram em Camorim, em Jacarepaguá, estão noivas e em breve estarão oficializando seu relacionamento homoafetivo. Nesse momento, repleto de expectativas e muita pesquisa na busca de fornecedores e prestadores de serviços e ideias, ambas acabaram percebendo que faziam parte de um nicho de pessoas que não estavam totalmente contempladas no segmento de eventos sociais e por isso mesmo tiveram o insight de realizar a 1ª Expo Casamentos exclusiva para a comunidade LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro, que ocorreu em maio passado.
“Enquanto noivas, nos deparamos com situações indesejáveis e excludentes durante o planejamento de nosso casamento, denotando despreparo de profissionais e empresas que, infelizmente, ainda reproduzem e naturalizam padrões heteronormativos mesmo quando se trata de um casamento de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Percebemos, ao conversar com outros casais, que não estávamos passando por uma situação exclusiva e que de fato existe uma demanda necessária e urgente de transformação no mercado de casamentos, ainda que já tenham se passado dez anos da legalização do casamento homoafetivo no Brasil”, declaram, as noivas, agora já empreendedoras.
A primeira edição do evento, batizado de Todas as Cores no Altar, contou com 37 expositores e mais 200 pessoas, em média, incluindo visitantes, profissionais e casais que puderam ter contato encontrar em um único lugar ofertas de serviços engajados com a causa e dar mais voz aos que fazem seu trabalho de maneira atenciosa, inclusiva, empática, respeitosa e acolhedora.
Débora Leonel e Fernanda de Lucena ficaram tão satisfeitas com os resultados alcançados com essa primeira iniciativa que já estão pensando em desenvolver novas edições, assim como outros eventos direcionados a comunidade LGBTQIAPN+. Ambas ressaltam que a cidade do Rio de Janeiro, mesmo longe de ser projetada como local de total respeito a diversidade, já registra ações implementadas nessa busca.
“Gostaríamos de destacar, nessa oportunidade, o Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, inaugurado em 2010, que acabou de completar 13 anos no dia 14 de maio deste ano. Pioneiro na garantia de direitos da população LGBTQIAPN+ no Brasil, o programa atua no combate à discriminação e à violência contra a população LGBTQIAPN+, através dos 19 equipamentos distribuídos pelo estado” informam.
Os Centros de Cidadania LGBTI, os Núcleos de Atendimento Descentralizados LGBTI e o Núcleo de Atendimento Comunitário LGBTI oferecem atendimento social e psicológico, além de assessoramento jurídico dos casos que são necessários, promovendo, assim, o acesso à cidadania e respeitando a diversidade do estado do Rio de Janeiro.
O Rio Sem LGBTIfobia é coordenado pela Superintendência de Políticas para LGBTI+ da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E suas ações são executadas em parcerias com outras secretarias e órgãos do estado. Uma das principais portas de entrada, o programa conta também com o Disque Cidadania e Direitos Humanos no 0800 0234567, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Débora Leonel e Fernanda de Lucena ainda reforçam que todos os casais, independente de suas orientações sexuais, devem comemorar, celebrar e realizar seus sonhos, independente de qualquer coisa. E especificamente para os casais formados por integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, a dupla enamorada deixa a seguinte mensagem:
“Cerquem-se de pessoas importantes para a história de vocês e busquem fornecedores respeitosos, acolhedores, empáticos e que vibrem na mesma sintonia de amor, de alegria e de orgulho por fazer parte deste dia incrível e inesquecível nas vidas de vocês! E não se esqueçam! Se neste caminho, passarem por alguma situação incômoda, constrangedora, desrespeitosa e/ou discriminatória, não hesitem em lutar pelos nossos direitos, pois LGBTQIAPN+ é crime! Felicidades!” são os votos da Débora Leonel e Fernanda de Lucena.
Quem quiser acompanhar a agenda dos futuros eventos promovidos pela dupla pode acompanhá-las pelo instagram @todasascoresnoaltar.
E que o amor viva e sobreviva sempre, apesar de tudo e de todos, afinal toda forma de amor vale a pena e deve ser respeitada! Apenas isso!