Aneel aprova reajuste de 7% na tarifa de energia para clientes da Light

Correção tarifária entra em vigor na próxima quarta-feira (15); Agência de energia também negocia mudanças para a Enel RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de conta de luz da Light - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, (14/03), um reajuste médio de 7% na tarifa de energia cobrada dos clientes da Light, distribuidora que atende e presta serviços ao Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, o percentual de 7% será uma média, considerando todos os tipos de consumidores. Por tipo de consumidor, o reajuste médio da Light será de:

6,03% para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas; 7,47% para consumidores conectados em baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais e 7,40% para os consumidores residenciais.

A Light é, constantemente, afetada pelos roubos de energia, conhecidos como “gatos”. Esses “felinos” impactam a tarifa de outros consumidores.

Advertisement

Os novos índices tarifários entram em vigor na próxima quarta-feira, (15/03).

Enel

Agência Nacional de Energia Elétrica também vai votar, ainda nesta terça-feira, o reajuste da Enel RJ, distribuidora que também atende o estado do Rio de Janeiro.

Reajuste anual

O reajuste tarifário das distribuidoras de energia acontece anualmente, normalmente na data de aniversário de contrato de cada empresa, com exceção de quando há a revisão tarifária periódica. O reajuste é calculado levando em conta a inflação e os custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora, além dos encargos setoriais (os subsídios que são pagos via conta de luz).

Também são considerados eventuais créditos tributários que a concessionária possa ter direito, assim como outras medidas que podem mitigar o valor do reajuste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aneel aprova reajuste de 7% na tarifa de energia para clientes da Light
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. País dos jeitinhos, onde em vez de punir exemplarmente os que roubam, punem os que pagam. Também, com os legisladores que colocamos para fazerem as leis, fica difícil esperar outra coisa…

  2. Com esses valores cada vez mais alto, muitos não consegue emprego nem pra comprar pão para os filhos e quem mais rouba são os próprios funcionários.Se fizer inspeção com seriedade e pessoas de outra cidade, com certeza vão encontrar. Segundo a própria empresa isso tem que ser denunciado a PM, vai vendo…
    Depois falam que é culpa dos gatos da população? Quem tá roubando é quem ?? Passa a colocar câmera e áudio nos carros assim como é na PM

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui