Anel Viário será construído em Campo Grande

Projeto de mobilidade urbana irá garantir mais agilidade e segurança no trânsito do bairro mais populoso e movimentado do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto do Anel Viário de Campo Grande

Maior bairro do Brasil, Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ganhará, no futuro, um novo anel viário. A obra de mobilidade urbana será executada pela Secretaria de Infraestrutura e trará mais agilidade e segurança para o trânsito da região central de Campo Grande. Entre as intervenções previstas, serão investidos mais de R$ 280 milhões na criação de um túnel sob o Morro Luiz Bom, de um mergulhão na Avenida Cesário de Mello, e em melhorias em vias importantes do bairro mais populoso e movimentado do país.

A construção do Anel Viário prevê uma ligação expressa entre a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse, com a implantação de um túnel de 600 metros, com duas galerias, sob o Morro Luiz Bom. Além disso, será criado um mergulhão no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro. As novas rotas irão permitir o escoamento de tráfego de veículos mais eficiente na região, diminuindo o tempo de deslocamento e facilitando a circulação no centro de Campo Grande.

Estão previstas, ainda, melhorias viárias nas interseções entre Arthur Rios e Cesário de Melo, na Estrada da Caroba com o viaduto Carlos Alberto Moreira da Cunha (Novo viaduto de Campo Grande) e a implementação de dois quilômetros de ciclovias. Na segunda fase do projeto, uma nova via ligará a Estrada da Posse à Avenida Brasil.

Uma área de 950 mil m² – algo equivalente a mais de 130 campos de futebol – será reflorestada. O projeto prevê o plantio de 240 mil árvores e recuperação dos mananciais., além de proteção da fauna e da flora nativas.

Advertisement

Em 29 de dezembro de 2022, a Prefeitura concluiu a licitação do novo Anel Viário de Campo Grande. Mais de 3.000 vagas de empregos diretas e indiretas serão geradas com o início das obras, previstas para acontecer no primeiro semestre de 2023.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Anel Viário será construído em Campo Grande
Advertisement

54 COMENTÁRIOS

  1. Já passou da hora de fazerem obra de infra instrutura em campo grande. Um bairro do Rio que arrecada mais dinheiro para o Rio de Janeiro. Só esqueceram da estrada da cachamorra. ( Cruzamento com Iaraquã) está insuportável o engarrafamento , as pessoas perdem muito tempo ali. @prefeitoeduardopaes

  2. Nos que moramos em Campo Grande deveríamos agradecer o investimento que está sendo feito, mais uma forma de locomoção, precisa agora ligar a Estrada da Posse a Avenida Brasil pela Rua Campina Grande o que também trará mais uma forma de desafogar o trânsito na região, as questões envolvendo corrupção em obras públicas não são outros questionamentos que devem ser feitos sim e fiscalizados pelos órgãos de controle e da população, agora dizer que a obra não é importante é pura hipocrisia. Os moradores que tem suas casas desapropriadas realmente precisam receber de forma justa, mais até onde sei muitos ali sequer tem suas casas legalizadas para não pagar impostos, um bairro de classe média que tem excelentes casas e que por parte de alguns que não queriam pagar impostos ao longo desses anos hoje estão vivendo um pesadelo de pagamentos que não são jutos ao que construíram, fica o alerta para aqueles que vivem na clandestinidade, a verdade é que ninguém e contra o Anel Viário, isso virou motivo justamente pelo baixo valor pago nas desapropriação, se tivesse pago um bom valor não teria ninguém falando nada, pegaria seu dinheiro e compraria uma nova casa

  3. Túnel construído dentro de um bairro residencial sem o apoio dos moradores. Desabrigarão pessos que moram a vda toda no local. O valor dos imóveis desvalorizados pela prefeitura. E uma obra que ficará pela metade como a maioria das estaçoes de brt e vrt que Eduardo Paes deixou às traças em seu último mandato… triste

  4. Alguém viu o absurdo da criação de 2km de ciclovia!
    2 KM somente.
    Vão fazer o túnel e vão proibir para ciclistas?
    Lembrei-me do *dois km* de ciclovia.
    Estão de sacanagem!
    Se vão fazer uma obra para melhorar o trânsito, porquê não fazê-la para *também* diminuí-lo com ciclovias decentes no projeto?

  5. Considerando que o viaduto novo (Prefeito Conde, 1996) foi a última obra viária que contribuiu um pouquinho para melhorar o caótico tráfego da nossa cidade, qualquer atenção será muito bem vinda, mas, sinceramente, acho muito pouco. Insisto que o mergulhão ferroviário entre a estação Ítalo Del Cima e a Praça Dom Pedrito (Região Administrativa), além de possibilitar inúmeras integrações viárias no trecho, teria seu custo abrandado com o solo criado. Imaginem uma boa avenida sobre a linha férrea, com terminal rodoviário integrado a estação ferroviária, ciclovias e vários aparelhos públicos ao logo do trecho. O idealista deste projeto foi Nicola Santo, um ilustre italiano que escolheu a Rua Cel Agostinho para morar. Nicola Santo chegou aqui trazido por Santos Dumont e foi o nosso maior principal engenheiro aeronáutico desde então.

  6. Só quem passa por aquele afunilamento em fte ao Westshoping sabe a importância dessa obra, mas a grande questão é o seguinte: o MPRJ vai acompanhar a lisura dessa licitação com acompanhamento de gastos em preços reais? Pq não importa se é A ou B que faz SE OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES NÃO ESTIVEREM NA MÃO DE MACACO…Porque o roubo só acontece se o Tribunal de contas, Mp etc…fizerem vista grossa…Vale lembrar que na desapropriação o ente público tem que pagar o preço justo praticado no mercado, se houver discrepância deverá buscar a “justiça ou melhor, o poder judiciário” na parte do valor que não há consenso.

    • Na verdade a desapropriação é paga pelo valor venal que consta no do IPTU. As pessoas não atualizam o valor venal, para pagar menos IPTU, mas na hora da desapropriação, se lascam.

  7. NÃO consigo entender porque o digníssimo “alcaide”, não faz NADA perto de seu domicílio para incomodar o mesmo. O local, o qual conheço muito, pois sou nascido e criado no bairro, NAO merece esta “intervenção ” já que os moradores NAO concordam com isso. Uma pena que o “prefeito ” só olhe para um lado.

  8. Sou morador de Bangu desde que nasci, já mais vi uma obra dessa que realmente seja planejada e tenha alguma utilidade real, esse tipo de obra é igual a invenção do BRT no RJ, obsoleto e inadequado. Trabalho em Itaguaí e estudava em Realengo, tinha ônibus,s14 e s15 que fazia o percurso de sta cruz a Realengo em 30 minutos, eram expresso. Foram extintos o retorno desse serviço sim. Gastar dinheiro com uma passagem como essa é só pra causar transtornos, bagunçar a casa dos outros, pois esse povo que manipula o dinheiro é da zona sul e pior de sempre vão roubar se já não estão roubando muito dinheiro. Só comentando uma coisa particular dessas obras feitas por ladrões, moro em conjunto habitacional em Bangu foi reformado; só vendo a reforma, péssima de baixa qualidade, superfaturada e tudo que há de ruim e já havia de péssimo continua. Pior, pergunta pra onde foi os milhares de milhões investidos nessa droga. E hora de nós moradores nós mobilizarmos e não permitir mais um absurdo desse. O município é nosso não desse malandro do prefeito e asseclas
    .

  9. Eu acho que é dinheiro posto fora, a população desses bairros destroem tudo e vão dar um jeito de destruir também o túnel como destruíram o BRT. Além do mais o povo merece sofrer, pois com todos os crimes do Bolsonaro e sua quadrilha o povo ainda defende.

    • Por acaso no seu bairro não tem ninguém que faz gato de água, de luz, que entra no BRT sem pagar passagem, que avança sinal, que estaciona em lugar irregular? Duvido! Está fazendo o mesmo discurso infeliz que o vereador do Sul fez contra os moradores da Bahia.

  10. Numa área onde prevalece a população pobre acredito que esse investimento deveria ser aportado na melhoria do transporte público e não no incentivo ao uso de transporte individual (carros), contrariando a orientação do Pkano Diretor. Acredito que essa ideia deva ser descartada se for feito um estudo sério de custoxbeneficio.

    • A quantidade de carros que circulam em Campo Grande, é imensa. O engarrafamento é quilométrico todos os dias. Se desafogar o trânsito, quem usa transporte público, agradecerá por se deslocar mais rápido. Para cruzar Campo Grande hoje, um trajeto que demorava 20 minutos, demora 1 h ou mais, de tanto engarrafamento.

  11. Qdo vai terminar esse túnel? Vai fazer compania a Av. Brasil, não ter fim? Sei que esse túnel vai desapropriar várias famílias desse condomínio onde ele passará. Já foram avisados e resolvido a desapropriação dessas famílias?
    Tem saúde, transporte, educação etc. Muito mais importante do que esse túnel de milhões!!

  12. Tá na hora de esquecer o tau BRT e nesse mesmo lugar implantar o Metrô de superfície, o maior problema se governantes tiver coragem de de enfrentar a quadrilha organizada empresários de ônibus,tendo quê dar obediencia ao sistema

  13. Importante obra para melhorar o fluxo nem Campo Grande, mais seria importante dar uma atenção as opções de transporte entre o bairro e o centro do Rio. Hoje essa ligação está amplamente saturada. A linha de ônibus precária 397 e os imprevisíveis trens da Supervia.

  14. O problema é quanto será desviado deste montante. Alguém quer fazer uma aposta? Materiais de baixa qualidade, desvio de recursos($$$$), superfaturamento…

  15. Realmente Campo Grande precisa de infraestrutura e os bairros em torno. Uma obra desse vulto com certeza tem muitos interesses, tanto que vai até tirar casas na rota da obra, túnel, casas que por sinal geram lptu para o município do Rio de Janeiro. Vejo com muita preocupação essa investidura, diga se de passagem que o colega acima já enumerou diversas necessidades do bairro, urgentíssimas! Transporte de vans na mão da milícia, linhas de ónibus em péssimas condições de atender a demanda da região, ainda assim como o nobre mencionou arrecada em segundo lugar impostos consideráveis! Politicamente e fatiada por nucleos entre os sub bairros, “você não vai na minha praia, tu não pisa na minha lancha”! Vereadores conhecidos na midia como: Rocal, Wellington Campos, D. Gilberto, Lucinha e etc mandam em seus determinados núcleos! Ultimamente algo tem me espantado a junção da milícia com o tráfico, mas isso é outro assunto. Enfim, esse valor realmente devia ser revertido para a melhoria do que já está presente e de uma maneira geral está ruim, vemos o exemplo da Av. Brasil, obra infinitamente interminável. Oremos!

  16. Sou morador de Cpo.Gde. e sonho com o dia que veremos a ampliação fo metro ate Itaguai e a duplicação da Rio São Paulo.
    Nosso prefeito acha de chamar a barra de zona oeste e todas obras de infraestrutura é frita pra la
    Vejam essa obra corrupta fo corredor Brasil interminável
    Fizesse um VLT sobre a av. Brasil até santacruz com estações climatizadas suspensas em cada bairro ao longo da Brasil com ônibus circulares saindo destas para dentro dos bairros, seria mais barato e teria terminado. Estaríamos usurfluindo, mas isso num estado corrupto como é o nosso fica inviável

  17. Moro em Campo Grande desde 1982, não vejo grandes mudanças nesse bairro tão visado em tempos de eleição; as ruas mais necessárias e mais usadas, estão sempre com buracos e faltando sinalização,mas condomínios novos,brotam aos montes. O centro de Campo Grande,o calçadão, lugares de grande concentração de comércio, largado, sem nenhuma melhora ou sequer manutenção! Uma lástima!

  18. Quer fazer anel viário pra cair no viaduto novo,fala sério enquanto isso viaduto sentido a rio do a e estrada do Monteiro que precisa de uma solução viária nada é feito esse túnel é só paliativo pois o trânsito vai continuar a mesma coisa pois depois de sair do túnel vai ficar preso entre a Artur rios é um absurdo essa solução milionária que não passa da arte política de forja o problema que que ser resolvido.

  19. Vejo a preocupação com o bairro mais populoso do Brasil. Se isso vai possibilitar a sua reeleição não me importa, o que vale é a melhoria que teremos em nosso bairro, é a sua seriedade na recuperação de uma cidade destruída por um incompetente chamado Crivela.
    Obrigado sr. Prefeito !!!!!!

  20. Se na av brasil um pedaço de +- 100 mts de asfalto levou 30 dias p concluir a ” obra” imagina esse projeto todo. Nao votei no crivella e nem nesse senhor ai, que por falar nisso ele acabou com a av brasil ate deodoro, e se ele ganhar a próxima eleição ira acabar com o trecho ate sta cruz. Povo da zona oeste deixem de se iludir, político nenhum ira cuidar da zona oeste, nos nao damos lucros para eles, o q importa p eles e so nossos votos, se essas obras sairem do papel podem contar, sera um caos por pelo menos uns 10 anos.

  21. Ao ler a matéria pensei que seria a Serra do vulcão que ligaria o bairro de Nova Iguaçu a zona oeste , na extensão de valverde ao kM 32 . Um sonho dos moradores dessa área que iria minimizar muito o pendular . De qualquer forma parabéns ao pessoal de campo grande por esta inserida nesse contesto futuro .

    • Não inventa amigo. Não há trabalho para todos. A maioria trabalha longe daqui. Quer pagar passagem intermunicipal? E ter que bancar um bando de vereadores , assessores e Prefeito?

  22. Um verdadeiro absurdo a construção desse túnel, vai ligar nada a coisa nenhuma… Campo grande precisa de melhorias em todo o tráfego e não um gasto exorbitante que não trará benefício nenhum ao bairro… E só quem sabe disso é quem mora em campo grande, e que por falar, em momento algum a prefeitura fez qualquer consulta pra saber da população campo grandense, se era isso q queriam. Ah, e só servirá pra mais lavagem de dinheiro dessa prefeitura.

  23. Primeiro ele( senhor prefeito, Eduardo Paes) das vias já existentes no bairro, por exemplo, a passagem de nível sob a via férrea ( túnel) que está abandonada, lixo, mal cheiro, escadas rolantes paradas. Esse bairro, com proporções de cidade, nunca esteve tão abandonado.

  24. Precisamos de uma universidade pública, de mais um hospital de grande porte, pois o Rocha Farias está funcionando em sua máxima capacidade. Precisamos melhorar a rede de galerias para escoamento de águas pluviais, novo recapeamento em várias ruas, a presença da Guarda Municipal (se ainda existe).
    O metrô seria excelente, mas vamos lembrar q isso é de responsabilidade do governador.

  25. Boa noite, tinha que estender a linha do metrô ,levando até Itaguaí, passando pelos bairros da zona oeste, passando por Bangu , CG, santa cruz e outros, nosso transporte público, tá muito ruim, ônibus e trem, as passagens aumenta e serviço continua uma porcaria,trem fica variando todos os dias, ónibus quebrado e sem ar condicionado ,assentos quebrado,janelas sem o vidro.

  26. E os 37 mil buracos nas ruas ? É só cuidar do asfalto que o trânsito melhora também.
    Est Campinho com Santa Maria uma vergonha aquele asfalto. Nenhuma rua de Campo Grande tem condições de se andar de carro decentemente.
    Pegue esses 280 milhões e investe pra ontem em nossas ruas

  27. Prefeito ja de olho nas eleições do ano que vem, tentando conquistar votos no reduto mais bolsonarista do Rio. É uma cartada boa nessa reta final. Está fingindo que não conhece Sergio Cabral, fazendo teatro de rivalidade com petistas…pq sabe que o Rio de Janeiro não faz o L. O Rio não aceita mais lava-jato.

  28. Muito bom! Finalmente algumas obras de infraestrutura viária em um bairro que a população equivale a de uma cidade, e também que tem uma economia muito importante para o Rio de Janeiro. Mas precisa urgentemente também de duplicação da antiga estrada Rio-São Paulo entre Campo Grande e Seropédica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui