Um dos ícones do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace passará por uma ampla reforma em seu anexo, com previsão de início a partir de março. As obras devem durar cerca de dois anos e envolvem o fechamento dos badalados restaurantes Cipriani e Mee durante todo o período. As informações são do Agenda do Poder.
A reforma acarretará a redução temporária do número de quartos do hotel, que passará dos atuais 239 para apenas 74 acomodações em funcionamento. Segundo informações, o projeto do novo anexo prevê também a construção de um rooftop, nome que vem sendo adotado para rebatizar os terraços e áreas de lazer no topo dos edifícios.
Inicialmente, a ideia era realizar essa modernização no centenário do Copa, celebrado em 2023, mas o cronograma sofreu atrasos e agora a obra finalmente deve sair do papel. O prédio anexo começou a ser construído em 1946, sendo concluído em 1948 para atender à alta demanda de hóspedes que procuravam o hotel.
No livro Copacabana Palace – Um Hotel e sua história (2003), o jornalista Ricardo Boechat relata que o fundador do hotel, Octavio Guinle, decidiu erguer um anexo de 11 andares, aproveitando o terreno onde antes existiam quadras de tênis. A principal característica desse prédio seria oferecer apartamentos com quarto e sala, algo inovador para a época.
Ao longo dos anos, o anexo do Copacabana Palace transformou-se em um endereço de destaque para personalidades de diferentes áreas. Entre os moradores ilustres estão nomes como Jô Soares e sua família, além do cantor e compositor Jorge Benjor, que se hospedou no local em períodos mais recentes.
Com a conclusão das obras prevista para ocorrer em 2027, a expectativa é que o Copacabana Palace retome suas atividades completas com um conceito mais moderno e exclusivo,
O Copacabana Palace informa que, como parte de seu planejamento estratégico, mantém uma agenda ativa de intervenções voltadas a benfeitorias, com o objetivo de aprimorar a experiência dos hóspedes. O prédio anexo faz parte de um projeto que terá seus detalhes divulgados até o final do primeiro trimestre.