Animações brasileiras serão exibidas gratuitamente na Biblioteca Parque Estadual

Evento faz parte da série de encontros do CineClube Zezé Motta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No mês das crianças, o CineClube Zezé Motta vai presentear os pequenos com a exibição de duas animações brasileiras. Na próxima terça-feira (18/10), a partir das 15h, o público poderá assistir, gratuitamente, os curtas “Tainá e a Chuva” e “Meu nome é Maalum”. O evento será realizado na Biblioteca Parque Estadual, Centro, e a lotação será limitada por ordem de chegada.

“O nosso Cineclube Zezé Motta é um espaço democrático, educativo e representativo. Por isso, vamos aproveitar este mês para realizar um encontro voltado para as crianças. Importante destacar que sempre buscamos exibir produções nacionais, como forma de incentivar a cadeia produtiva”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A sessão contará com a presença dos criadores de “Meu nome é Maalum”, o cineasta Eduardo Lurnel e da também cineasta e contadora de histórias Magna Domingues, que fará uma atividade especial após as exibições. 

“Estamos chegando à nossa quarta edição do CineClube e, mais uma vez, trazendo temas atuais para serem abordados no nosso encontro. Com o filme ‘Tainá’, vamos buscar debater sobre a cultura dos povos indígenas e a preservação da nossa Floresta Amazônica. Já com ‘Maalum’, vamos falar sobre o racismo existente ainda nos dias de hoje”, explica Raphael Moreira, superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Advertisement

A classificação para os dois filmes é livre. Outras informações através do e-mail sup.audiovisual@cultura.rj.gov.br.

Sinopse

Tainá e a Chuva

A menina indígena Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Mas hoje está chovendo e os animais estão todos recolhidos. Inclusive eles, que estão abrigados embaixo de uma grande folha. Um a um, os Guardiões contam suas histórias sobre a chuva. Para Catu, a chuva é poderosíssima porque pode transformar simples macaquinhos em super-heróis! Para Tainá, a origem da chuva remete a uma antiga lenda indígena.

Meu nome é Maalum

Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado, e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.

Serviço

Dia: 18/10
Horário: 15h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, n° 1261 – Centro
Classificação Livre
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Animações brasileiras serão exibidas gratuitamente na Biblioteca Parque Estadual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui