Antes do Web Summit, Paes destaca potencial do Rio para ser a ‘capital da inovação’ na América Latina

Prefeito esteve reunido com lideranças portuguesas que participarão do evento, entre elas a cônsul-geral lusitana no Rio, Gabriela Albergaria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes discursando observado por delegação portuguesa antes do Web Summit Rio 2023 - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, se encontraram, na manhã desta segunda-feira (01/05), com lideranças, empresários, investidores e as startups portuguesas que vão representar Portugal no Web Summit, considerado o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, que acontece no Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense, até a próxima quinta (04/05).

Ambos estiveram com a cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria, com o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, além dos representantes das 25 startups portuguesas que vieram participar da conferência.

Estiveram reunidas empresas de soluções de software, inteligência artificial, educação, fintech, esporte e estilo de vida que participaram de sessões sobre processos legais, fiscais, oportunidades de negócio no país e uma sessão de pitch. A recepção foi organizada pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com a Startup Portugal e com a Câmara Municipal de Lisboa.

”O Web Summit é para o Rio muito mais do que um evento. A nossa gestão tem um plano para o Rio, que é o de transformá-lo na capital da inovação da América Latina. Fazer da cidade o que já é: a mais icônica, a mais visitada por turistas da América Latina e também a mais dinâmica e atraente para o capital humano, financeiro e tecnológico. Um lugar para investir, inovar e, principalmente, ser feliz”, afirmou Paes.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Gabriela Albergaria, por sua vez, destacou que as startups cumprem um papel fundamental no processo de globalização ao fazer com que o mundo seja conectado através de uma rede. E as oportunidades oferecidas pelo Web Summit são inúmeras neste sentido.

”Dos objetivos que estão identificados e priorizados como sendo essenciais das startups que é juntar, conectar, criar pontes, valorizar o conhecimento, valorizar a inovação, valorizar o saber e criar redes, destaco essencialmente o criar redes como o objetivo fundamental. Essas redes no século XV foram o fenômeno precursor da globalização e, neste momento, no século XXI continuam a ser um elemento fundamental da globalização”, disse.

Em seguida, Eduardo Paes participou do Corporate Innovation Summit (CIS), no Museu do Amanhã. O evento também foi realizado antes do início oficial do Web Summit e reuniu executivos que lideram algumas das maiores empresas do mundo. O CIS tem uma programação exclusiva voltada para os empresários, que participam de discussões, mesas redondas, masterclasses interativas e sessões de networking.

”Na primeira vez em que cheguei à Prefeitura, em 2009, a América Latina tinha apenas um unicórnio, uma só startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. E ela nem era brasileira. Só 31% dos lares latino-americanos tinham acesso à internet e os negócios no setor de tecnologia movimentavam menos de 1% do PIB do continente. No final de 2016, quando eu deixei a Prefeitura, duas startups latino-americanas tinham status de unicórnio e a internet tinha chegado a 62% dos lares. E então, em 2021, eu voltei à Prefeitura e encontrei um cenário totalmente diferente: a América Latina é a nova fronteira tech do mundo. Hoje a região tem 40 unicórnios. Nosso país lidera a lista, com 16 deles. Em 2018, os investimentos em startups somavam 2,5 dólares bilhões; em 2022, foram mais de 12 bilhões de dólares. E a cidade do Rio está no centro desse processo. Bem-vindos”, destacou o prefeito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antes do Web Summit, Paes destaca potencial do Rio para ser a 'capital da inovação' na América Latina

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Chicão Bulhoes, aquele que fez questao de votar a favor pelo regime de urgencia do PL da censura… aproveita o resto do mandato pq voto aqui nao arruma mais. Não esqueceremos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui