Antiga moda carioca, automóveis Lada voltam a ser produzidos sem airbags na Rússia

 Quem viveu os anos 1990 no Rio de Janeiro sabe o que era um Jipe Lada. Os carros da marca desfilavam por toda a cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rodrigo Vianna

Quem viveu os anos 1990 no Rio de Janeiro sabe o que era um Jipe Lada. Os carros da marca desfilavam por toda a cidade e estado do Rio.

Para os mais novos ficarem espertos, o Lada Niva é um automóvel produzido pela AvtoVAZ, caracterizado como um jipe russo compacto e rústico. O modelo mais famoso e difundido pelo mundo é a versão curta, denominado pela fábrica como BA3 2121. Ele é produzido em várias versões e modelos, como o Curto, Curto Cabriolet, e Pickup.

jipe lada niva original Antiga moda carioca, automóveis Lada voltam a ser produzidos sem airbags na Rússia

Esses modelos chegaram ao Brasil e em peso ao Rio de Janeiro, quando o então Presidente da República, Fernando Collor de Melo, acabou com a reserva de mercado para automóveis em 1990. Com isso, a primeira marca estrangeira a chegar oficialmente foi a Lada, através do seu representante para a América Latina sediado no Panamá.

575213265682444 Antiga moda carioca, automóveis Lada voltam a ser produzidos sem airbags na Rússia

A Lada tinha o Niva, ao lado do Laika sedã, como seu carro-chefe de vendas. Vieram ainda o Laika Station e o Samara, mas em menor quantidade. O Niva foi inicialmente um sucesso, em vista que o Brasil era um mercado acostumado com cerca de vinte anos de proibição total de importações, e em um tempo muito curto, o Lada Niva obteve enormes vendas.

Advertisement

O sucesso era visto nas ruas e nos clubes de jipes. Sim, diversos grupos se reuniam para dar um rolé nos Ladas. Foi, de fato, uma febre na cidade do Rio de Janeiro. Alguns desses grupos ainda se mantém, como o Oficina Mecânica e Restauração Lada Niva RJ, ou Clube do Lada Niva RJ, no Facebook, onde se anunciam serviços mecânicos, mas também se debate e se posta conteúdo dos saudosos carros.

Contudo, a moda durou pouco. Problemas de acabamento como bancos que se soltavam, portas desalinhadas e outros itens nos produtos Lada foram reduzindo suas vendas. Para piorar, de 1992 em diante os produtos importados começaram a entrar mais fácil no país e o Niva ganhou outros concorrentes externos. As vendas começaram a cair muito. Em 1997 a Lada saiu do Brasil.

A notícia, publicada na última semana, de que a AutoVAZ, empresa responsável pela Lada, voltou a produzir veículos, trouxe a reboque essas memórias de um Rio de Janeiro antigo e amado.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antiga moda carioca, automóveis Lada voltam a ser produzidos sem airbags na Rússia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui