Antigo prédio sede da Cedae e Inea é vendido e vai se tornar residencial no Porto Maravilha

Imóvel tem 12 andares, cerca de 10 mil metros quadrados, pertencia a um proprietário particular e estava vazio há quase 10 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prédio alto na rua Sacadura Cabral, 103, construído em estilo art déco chama atenção não só por ocupar toda a esquina da rua Tia Ciata mas também por ser o mais chamativo da região da Pedra do Sal, berço da boêmia carioca. A rua Tia Ciata é um dos acessos ao charmoso Morro da Conceição. Com quase 10.000m2, o edifício passou quase 10 anos com uma imensa faixa de vende-se amarela na sua fachada.

O prédio, remanescente da era de Getúlio Vargas, sediou a CEDAE por muitos anos, e depois disso o INEA, Instituto Estadual do Meio Ambiente. Sua fachada meio geométrica com suntuosos Halls de elevadores envidraçados vinha se deteriorando a cada dia, durante o longo período em que esteve à venda, desocupado. O imóvel fica na frente do tradicional restaurante Gracioso, um ícone do bairro da Saúde e, apesar de ter sido ocupado por entidades públicas, era propriedade particular.

O imóvel – que pertenceu ao magnata das comunicações Assis Chateaubriand – foi finalmente vendido, segundo o jornalista Ancelmo Gois. Procurada, a corretora responsável pela venda, a tradicional Sergio Castro Imóveis, disse através de sua assessoria que o negócio foi de fato realizado mas que não está autorizada a revelar comprador ou os valores da transação do prédio, que é considerado de médio porte pelos especialistas do mercado imobiliário. De sua cobertura, dá pra ver a roda gigante, segundo um anúncio de jornal colocado pela imobiliária anos atrás. O prédio era oferecido por 12 milhões de reais.

Segundo informações de uma fonte, o prédio será transformado em apartamentos residenciais por uma incorporadora paulistana. Seriam cerca de 140 apartamentos. O arquiteto Washington Fajardo festejou o novo residencial em seu Instagram, lembrando que será o primeiro retrofit do Porto Maravilha. Todos os demais prédios já lançados na região estão sendo construídos do zero.

Advertisement

O imóvel não está na área do Reviver Centro e integra a região do Porto Maravilha, que tem recebido inúmeros investimentos de construtoras de fora do Rio como a Cury e a Emccamp. Os apartamentos, quando prontos, ficarão pertinho do super concorrido Largo de São Francisco da Prainha, um dos mais promissores points de jovens que adoram a cultura carioca do botequim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo prédio sede da Cedae e Inea é vendido e vai se tornar residencial no Porto Maravilha
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. “Cultura carioca do botequim”? É por adágios como esse que vem de vários setores como a administração municipal, passa pelo empresariado e termina com uma classe média que ainda se ilude com a cidade até ficar com uma arma na cabeça e dar graças a Deus, Ogum ou até mesmo o “Zé do chapéu” em perder apenas seus bens e não a vida. A foto disso: População no Brasil com média de crescimento 0,52%, no Estado do RJ 0,40% e a cidade do Rio perda -1,72% (Censo).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui