Antonio Marcos Barreto: COP28, traz esperança ou incertezas para os fluminenses e cariocas?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Floresta da Tijuca, no -Rio de Janeiro / Reprodução

Com o fim do encontro internacional que discutiu, mais uma vez, ações e possíveis soluções para o combate às mudanças climáticas, ficamos com a reflexão: esperança ou incerteza?

O Brasil foi protagonista com pautas importantíssimas para a busca de recursos de países desenvolvidos para compensação ambiental e investimentos para deter a degradação e avançar com o desmatamento zero.

Países árabes, além de sediarem o encontro, afirmam que é necessário diminuir “gradativamente “a exploração de combustíveis fosseis.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Podemos alimentar … esperanças? Acredito que sim! Em um mundo que sofre eventos climáticos extremos que impactam a mídia diariamente, não seria possível declarações diferentes disso.

Mas até onde enxerga-se hipocrisia ou verdade nas intensões?

O Brasil, através da ANP, leiloou poços de exploração de combustíveis fósseis em grande escala, inclusive em áreas sensíveis de interesses ambientais, logo após o término do encontro. Discurso sólido ou hipocrisia?

No Estado do Rio de Janeiro, que apresentou participação expressiva com equipe técnica e gestores dos órgãos estaduais, explanou-se sobre projetos de grande empenho no combate ao desmatamento e apresentou-se programas eficazes, como por exemplo o “Florestas do Amanhã “, que tivemos a felicidade de implementar enquanto na Secretaria de Estado do Ambiente em 2020.

Dessa forma, percebe-se que estamos cheios de intenções que são reflexos dos impactos climáticos, mas estamos muito longe de realizar ações factíveis em prol de um avanço significativo para freiar o aquecimento global.

Por fim, governos e toda sociedade precisam mudar pensamentos, atitudes e seguir as metas das ODS até 2030, mas … será?

Vai, planeta !!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antonio Marcos Barreto: COP28, traz esperança ou incertezas para os fluminenses e cariocas?

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui