Antonio Marcos Barreto: Um grande encontro em prol do meio ambiente

O 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável em Mangaratiba/RJ, nos dias 26, 27 e 28 de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), conhecida por ser a maior força representativa do ambientalismo local, promoverá o 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável em Mangaratiba/RJ, nos dias 26, 27 e 28 de março. Esse não é um evento qualquer. Trata-se de um grande acontecimento em prol do meio ambiente brasileiro e mundial, dada a importância de nosso país para essa pauta.

O evento terá em sua ampla grade de programação debates com grandes referências do ambientalismo brasileiro, envolvendo temas como: cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, mobilidade urbana sustentável, direito ambiental, além cases de sucessos, de espaços para pesquisadores e muito mais!

Serão inúmeras palestras, mesas e painéis ministrados e presididos por especialistas das mais variadas áreas que envolvem o desenvolvimento sustentável das cidades. O encontro é, também, uma chamada para o compromisso da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, pois mais do que discutir políticas públicas, é fundamental que gestores públicos, cientistas, consultores, academia e toda sociedade discuta pontos de construção e prática da agenda ambiental brasileira.

Para se ter ideia da magnitude do evento, autoridades de todas as regiões do Brasil estão confirmadas no 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. São esperadas, ainda, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a ministra do meio ambiente, Marina Silva. Além de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e Thiago Pampolha, seu vice, e diversos prefeitos do país.

Advertisement

Entre os painéis, destaca-se a presença de juristas do direito ambiental, que irão discutir o painel “Direito Ambiental Brasileiro: A controvérsia entre a letra da LC 140 e a ADI 4757”.

O Ministério do Meio Ambiente, vem com painéis que tratam da “Tripartite e o SisNAMA e a oportunidade da Educação Ambiental como tema que possibilite a pactuação”, além do painel “Cooperação federativa: Conselhos, Comissões Tripartites e Conferências de Meio Ambiente”, entre outros.

São muitos atrativos e atrações que poderia ficar citando por horas aqui neste texto. Por isso, sem sombra de dúvidas, considero que, dado os desafios enfrentados pelos municípios quanto as questões climáticas e a importância de uma agenda unificada, o evento promoverá o mais amplo debate que envolve as questões práticas das cidades. É fundamental para todos. Definitivamente é um encontro em prol do meio ambiente.

Vai, Planeta!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antonio Marcos Barreto: Um grande encontro em prol do meio ambiente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui