Anúncio memorável ‘Pizza com guaraná’ ganha reedição em nova campanha

Com apurado cuidado estético, poesia e pitadas de realismo mágico, filme de estreia da campanha, criado pela CP+B, utiliza a música 'Sozinho' do compositor Peninha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Frame de video

Uma “lágrima” escorre pela lata gelada de Guaraná Antarctica que, “chorando” a ausência de seu par perfeito, se entrega à poesia da música ‘Sozinho’, clássico da MPB composto por Peninha e que ficou famoso na voz de Caetano Veloso. “Onde está você agora?” – brinca a latinha presente há mais de cem anos na vida dos brasileiros, ao finalmente encontrar seu par ideal, a pizza. A maior campanha da marca em 2023 estreia sob o comando da agência CP+B com o filme poético – com alto cuidado narrativo e estético -, dirigido por Dulcidio Caldeira.

O tom de realismo mágico, emocional e também divertido, predomina no diálogo próximo do consumidor. Para alguns, é um resgate da memória afetiva do quanto a conexão pizza com Guaraná Antarctica cria conforto para os sentidos. E, para todos que assistem ao filme, uma surpresa ao se deparar com os “sentimentos” de uma latinha de Guaraná Antarctica. A música ‘Sozinho’ é narrada por Mauricio Pereira, embalando as cenas urbanas em que Naná é visto “no silêncio da noite, acordado, juntando o agora e o depois”. O filme, veiculado na TV aberta e no digital, tem final feliz com o encontro da dupla antes incompleta: Guaraná Antarctica e pizza surgem juntos, revelando um dos casamentos nacionais que mais deram certo e que, há décadas, habita os corações “brazucas” – o combo Coisa Nossa. 

“A gente escolheu falar de novo de pizza, que é um marco tão importante na história da publicidade da marca, porque percebeu que essa combinação super brasileira segue forte, presente. O brasileiro segue “jun-tan-do” pizza com Guaraná Antarctica e falando sobre essa combinação. Usar versos de uma música tão icônica como ‘Sozinho’ foi a forma que encontramos de enaltecer esse ‘par perfeito’ à altura da sua história juntos”, explica Tetê Chaves, Head de Marketing de Guaraná Antarctica.

“Sozinho”, porém acompanhado

Advertisement

O filme da campanha, com versões de 15, 30 e 60”, começa com uma máquina de refrigerantes na rua. A câmera se aproxima e é possível começar a acompanhar a lata do Original do Brasil em sua paixão, até então, platônica pela pizza. Do outro lado da via, surge na imagem uma pizzaria que sempre esteve na mira da lata de Naná, assim como os entregadores de pizza e as caixas circulando com a iguaria. A imaginação corre solta até que uma jovem se aproxima da máquina de Guaraná Antarctica carregando uma caixa com a amada dentro, fumegando. A música “Sozinho” é pano de fundo para uma dinâmica de sonho, com Guaraná Antarctica idealizando uma união que parece distante, mas termina com final feliz, quando ambos se juntam para uma combinação implacável. O filme encerra com a assinatura: ‘Pizza com Guaraná. Combinação que é coisa nossa.’ Assista aqui.

“Com essa campanha, iniciamos uma relação com Guaraná Antarctica da maneira que eu mais gosto: criatividade que se conecta emocionalmente com o consumidor. E que ao fazer isso, abre uma série de oportunidades de negócio. Era um sonho pessoal trabalhar para a marca. Eu também imaginava nós dois como diz a letra da canção”.”, diz André Kassu, sócio e CCO da CP+B.

A campanha de Guaraná Antarctica “Se é coisa sua, é coisa nossa” vai se desdobrar, nos próximos meses, mostrando diferentes jeitinhos brasileiros de comer pizza, com Guaraná Antarctica sendo o protagonista desses momentos. A comunicação cria conexão emocional com o consumidor e destaca que, quando o assunto é pizza, não existe unanimidade: cada pessoa tem um jeito de consumir. 

Combinação 100% BR

De geração em geração, o hábito de comer pizza com Guaraná Antarctica vem se consolidando como uma marca nacional, que une dois sabores inconfundíveis. A combinação legitimamente brasileira tem história e desde 1991 Guaraná Antarctica já sabe que pizza casa muito bem com a bebida, tanto que o comercial da marca na época – “Adoro esse sabor Guaraná” – deixou muita gente com água na boca e marcou a publicidade brasileira. O tentador combo Guaraná Antarctica + Pizza, que teve início há mais de trinta anos, segue sendo ‘Coisa Nossa’, e é esse legado de uma dupla legitimamente brasileira, que Guaraná Antarctica reforça agora. 

“De um lado, está uma das invenções culinárias mais apreciadas do mundo, mas especialmente apreciada no Brasil, que é o segundo maior país consumidor de pizza. De outro lado, um Original do Brasil, um ícone 100% brasileiro com mais de cem anos de história. Você pode comer pizza em qualquer lugar do mundo, mas Pizza com Guaraná Antarctica é Coisa Nossa, só tem aqui”, diz Tetê.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Anúncio memorável 'Pizza com guaraná' ganha reedição em nova campanha
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui