Anvisa volta a exigir uso de máscaras em aviões e aeroportos

Em nota, a Agência de Vigilância Sanitária declarou ter decidido pela volta da obrigatoriedade após reunião com epidemiologistas e representantes da saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grátis para uso comercial - Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na noite de terça-fe,ira, (22/11) a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de aviões e em aeroportos do Rio de Janeiro e Brasil. A medida entra em vigor na próxima sexta-feira, (25/11). Desde agosto, o uso da máscara era somente uma recomendação.

“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, disse Alex Campos, diretor da agência.

Em nota, a Anvisa declarou ter decidido pela volta da obrigatoriedade depois de reunião com epidemiologistas e representantes de: Sociedade Brasileira de Infectologia; Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde); Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde); Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz); Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Novas regras

Advertisement

Estão proibidas máscaras de acrílico ou de plástico. Ainda, as que sejam dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2.

A agência também proíbe: lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 -Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Anvisa volta a exigir uso de máscaras em aviões e aeroportos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. e tem um vereador do rio (advinhem quem) que disse ser imbecilidade e vai acionar a camara de vereadores para barrar a orientação da anvisa nos aeroportos do rio. tem gente que não sabe calar a boca nem quando sabe que só fala m…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui