Ação Global 3Neste sábado participei da 18a edição da Ação Global Nacional, que aconteceu em 31 cidades brasileiras, e aqui no Rio foi na Vila Olímpica da Mangueira. Em todo o país foram mais de 42 mil voluntários e 2600 instituições parceiras, com a participação de 643 mil pessoas e um total de 1,8 milhões de atendimentos (normalmente as pessoas aproveitam vários serviços no local).

 

No Rio, foram 85 mil atendimentos para 34 mil pessoas. Entre os serviços estavam o casamento comunitário, que contou com a participação de 82 casais na cerimônia coletiva. Sobre o casamento há uma história curiosa, em um evento passado um bombeiro que era voluntário (ele usa uma fantasia de mosquito da dengue para explicar como se livrar das larvas), no local descobriu que lá também era feito casamentos e na mesma hora pediu, com fantasia e tudo, a mão da namorada e mais tarde se casou.

Da esquerda para direita, Flavio e Claudio (Visão Carioca), Thiago (@ThiagoLuizOn), Quintino (Diário do Rio), Claudia BelhassofAlém deste blogueiro, também estavam o Flávio e Claudio do Visão Carioca, Tiffany do Blog da Ti, Vanessa do Fio de Ariadne, Roney Belhassof do Galeria de Espelhos e Claudia Belhassof.

 

Também estavam quatro bloguiras (Fernanda do So Shopaholic, Aline do Frescura Sem Censura, Dafne do Elfinha e Flávia do Ateliê Virtual) de moda que como voluntárias no Stand Fashion em que os visitantes receberam dicas de moda e maquiagem. Cada uma delas levou peças coringas do seu próprio guarda-roupa para ensinar o público a se vestir de maneira adequada para cada situação e escolher peças que combinassem melhor com seu biótipo. A ação foi além da expectativa e as blogueiras solidárias fizeram a maquiagem de mais de quarenta noivas, que disseram o tão sonhado “sim”, no casamento comunitário.

 

Ação Global 4Ação Global é um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população. O evento acontece uma vez por ano, num único dia, em todo Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo, também são promovidas edições regionais, ao longo do ano.

 

Através da mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários, a Ação Global forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela.

 

Possuir documentação básica é o primeiro passo para que o cidadão tenha acesso a uma série de benefícios concedidos pela administração pública, tal como atendimento gratuito de saúde e acesso à rede de ensino público. Neste sentido, a Ação Global tem colaborado, ao longo de suas 18 edições, para a inclusão social e o crescimento pessoal de milhões de brasileiros.

Perfil dos Participantes da Ação Global

66,4% têm renda familiar inferior a 2 salários mínimos

59,8% dos visitantes adultos têm entre 18 e 39 anos

76,6% são mulheres

Ação Global 2Objetivos do Ação Global

· Facilitar a todo cidadão o acesso aos direitos essenciais.

· Montar uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população.

Histórico

A Ação Global foi realizada pela primeira vez em 1991, pelo SESI de Minas Gerais, para oferecer serviços gratuitos à população de baixa renda do estado. Após quatro anos de bons resultados, a Ação passou a acontecer em todo território nacional.

Curiosidades

· Em 1995, a Ação Global foi realizada pela primeira vez em todo território nacional, com participação de vinte e três estados.

· Em 1996 e 1999, a procura pelos serviços foi tão grande, que aconteceram dois dias de evento.

· A definição do tema central – Um Brasil de Cidadania – foi em 2004, quando o SESI e a TV Globo, junto aos seus parceiros, colocaram à disposição da população os serviços de documentação, como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de casamento, título de eleitor, CPF, entre outros.

· Nestes 16 anos, somadas as 18 edições de Ação Global nacional com as regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, já foram realizados mais de 32,6 milhões de atendimentos para 18 milhões de pessoas. Tudo isso graças à participação de milhões de voluntários e parceiros em todo Brasil.

 

Mais informações: http://acaoglobal.globo.com/platb/um-brasil-de-cidadania

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui