Um apagão nacional deixou vários bairros do Rio sem energia na manhã desta terça-feira (15/08). Há relatos de falta de energia, sobretudo na Zona Oeste, em localidades como Inhoaíba, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Realengo. A queda de luz também foi registrada em municípios da Baixada Fluminense, como São João de Meriti e Nova Iguaçu.
A suspensão do fornecimento de energia afetou o Distrito Federal e pelo menos 16 estados: Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
O Centro de Operações Rio (COR) afirma que recebeu relatos de falta de energia em sinais em alguns bairros, como o Méier e o Lins. Os fiscais estão verificando possíveis ocorrências de falha em semáforos.
A Supervia e o Metrô Rio afirmaram que o sistema de transporte não foi afetado.