A Secretaria de Ordem Pública realiza operações diárias de ordenamento urbano, atendimento a mendigos e usuários de drogas. Apenas em janeiro, nas ações realizadas em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, foram apreendidos 1.031 itens, sendo 212 materiais perfurocortantes, 185 facas, 293 materiais para uso de entorpecentes e 341 elementos diversos.
Entre os itens, foram encontrados artigos como espadas artesanais, flecha de ferro, barras de ferro, cobre e até um colete balístico. Além disso, nesse período, foram realizados 953 acolhimentos a pessoas em situação de rua.
“A Secretaria de Ordem Pública, junto a Secretaria de Assistência Social, vem fazendo operações diárias de ordenamento urbano, especialmente em áreas que concentram população em situação de rua. É importante destacar que nós temos feito apreensões de objetos perfurocortantes, de simulacros de arma de fogo, de munições, de facas e de bastões, então essas ações colaboram com a segurança pública e a gente vai continuar fazendo esse trabalho para trazer ordenamento da cidade para que o espaço público fique minimamente ordenado“, comenta o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Essa é uma ação da Seop em conjunto com a Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Comlurb e Subprefeituras, que visa ordenar a cidade, além de oferecer auxílio a pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Desde o início das operações com esse foco, em julho de 2022, já foram apreendidas 2.501 itens, sendo 543 facas, 528 outros itens perfurocortantes e 790 materiais para o uso de drogas, além de 625 materiais diversos.