Para proporcionar uma experiência mais prática e eficiente a pessoas com deficiência visual, o aplicativo do MetrôRio, lançado recentemente pela concessionária, passou a contar com um novo recurso de acessibilidade na sessão ”Onde está meu trem” e no status de ”Situação das linhas”.
Pessoas que têm baixa ou perda total de visão podem ativar as funções de acessibilidade nativas de seus smartphones ”Voice Over” (iOS) e ”TalkBack” (Android) que, uma vez ativado, lê em voz alta cada operação/alternativa na tela do smartphone e ainda sinaliza com vibração quando a ação é concluída.
A implementação do recurso no aplicativo do metrô foi realizada por equipes de Tecnologia da Informação (TI) da concessionária e contou com o apoio de professores e alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), que testaram e validaram a utilização da tecnologia visando a melhor experiência da pessoa com deficiência visual.
Com a nova funcionalidade, os clientes têm mais autonomia para circular no sistema metroviário do Rio de Janeiro, podendo planejar suas viagens, sabendo, por exemplo, quando a composição chegará à estação de embarque e facilitando a identificação do destino do destino do trem que está na plataforma. Os status operacionais das linhas, em tempo real, também contam com o recurso.
”Fiquei muito feliz ao saber da iniciativa de acessibilizar o conteúdo do aplicativo MetrôRio pensando no usuário com deficiência visual. É um gesto que significa muito. Me alegra participar e contribuir para permitir o acesso pleno ao app do metrô. Conversei com alguns de nossos estudantes e fiquei surpreso com a facilidade do aplicativo e, acima de tudo, a acessibilidade”, ressalta Marcelo Bustamante Chilingue, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant e professor de Informática da instituição.
Carlos Alberto, que é ex-reabilitando do instituto, aprovou e comemorou a nova funcionalidade do app da concessionária.
”É mais uma novidade que nós deficientes visuais temos acesso e que contribui para a nossa acessibilidade no metrô. Temos apoio dos agentes de segurança, que nos recebem na estação em que estamos embarcando ou desembarcando, temos o piso tátil e, agora, também podemos saber o tempo de chegada da composição na estação onde estamos”, destacou.
O download do aplicativo do MetrôRio está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O app oferece ainda aos demais clientes a possibilidade de consultar extratos e fazer recargas dos cartões Giro, por meio de Pix ou pagamento com cartão de crédito; conferir as vantagens e descontos das parcerias e ainda saber como chegar aos principais pontos turísticos da cidade de metrô.
Agora quando fazemos críticas ao Metrô-Rio eles apagam a postagem: vocês estão recebendo algum financiamento ou parocínio deles???!.
Paga-se CARO pra ser transportado num
VAGÃO-CHIQUEIRO e ter estações imundas, danificas, quebras e sucateadas: em Botafogo TAMBÉM as escadas rolantes estão sempre paradas/danificadas!.
O Metrô-Rio oferece um PÉSSIMO serviço!.
O metrô do Rio de Janeiro irá ganhar o prêmio de metrô MAIS SUJO E IMUNDO DO MUNDO: a faixa amarela já está MARROM de tão suja: se não acredita vai na Estação Botafogo, cujo piso tem camadas de sujeira e a faixa, como já disse – Está IMUNDA, toda a estação está NOJENTA!.
E os vagões do metrô: todos os dias IMUNDOS!… Na segunda-feira fui pegar o metrô de manhã para ir para o trabalho e toda a SUJEIRA de domingo ainda estava lá: ou seja, os vagões não foram nem varridos!.
Metrô SUJO, PORCO, IMUNDO: uma vergonha pra cidade do Rio de Janeiro!.
A Estação de São Cristóvão tem as plataformas com camadas de COCÔ DE POMBO: um problema de saúde pública!.
METRÔ SUJO, PORCO, IMUNDO!.
Infelizmente o Rio de Janeiro virou esse símbolo de tudo de PÉSSIMA QUALIDADE – e todos aceitam, acham normal e vivem desse jeito!.
Viramos essa porcaria!…