Aplicativo permite avaliar o transporte público do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

ADUT-RJ (Associação de Defesa dos Usuários de Transportes

A Associação de Defesa dos Usuários de Transportes – ADUT-RJ, em parceria com o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro – FMU-RJ, desenvolveu um aplicativo – www.passageiro.org – que permitirá colher do próprio usuário uma avaliação sobre o sistema de transporte público do Rio de Janeiro.

As avaliações serão sobre aspectos de: falhas do serviço, problemas de atendimento, precariedade da infraestrutura, ausência de manutenção e descaso com o usuário.

Em um compromisso com a transparência, todos as denúncias e reclamações serão divulgadas a todo público, garantindo a preservação da privacidade dos dados dos usuários, que também responderão pelo conteúdo das reclamações.

Advertisement

A iniciativa é bastante interessante, porque permite ao usuário de trem, metrô, ônibus, barcas e avião se manifestar de maneira democrática e direta e as Concessionárias e Agências Reguladoras a identificar as falhas do sistema e onde caberão melhoramentos.

A presença direta do usuário neste processo de fiscalização contribuirá para captar informações de todos os aspectos e através da internet, se manter acessível em todos os lugares, sem necessitar de intermediários.

Essa dinâmica será muito boa, porque permitirá a difusão das fontes de avaliação, na medida em que o usuário poderá, ao se registrar, enviar as informações de onde estiver, bastando apenas ter acesso à internet.

Na medida que este aplicativo, ainda em fase inicial, ganhar popularidade e se tornar  um hábito, será um importante instrumento de defesa do consumidor.

Inúmeras possibilidades se abrirão a partir do progresso desta plataforma, que poderá subsidiar inclusive à imprensa investigativa, a respeito de como está a situação dos diversos modais de transporte da região metropolitana e até do interior, tendo em vista que não há restrição territorial para o cadastro.

Já comentamos em outras publicações sobre as mudanças que estão sendo promovidas no sistema de transportes da cidade do Rio, como a expansão do metrô para a Barra da Tijuca, a implantação dos BRTs, a racionalização das linhas de ônibus, que por sinal tem recebido muitas críticas de usuários que visitam o Fórum de Mobilidade, a implantação do VLT no centro da cidade e as mudanças mais recentes nas Barcas, com a ampliação do terminal em Niterói e a substituição das embarcações.

Com tantas ações do poder público num curto espaço de tempo, muitas com planejamento questionável, nota-se que problemas históricos continuam sem solução.  Todas os instrumentos que permitirem à população se expressar, de maneira horizontal, para avaliar, criticar, propor e denunciar o que ocorre no dia a dia do sistema de transportes torna-se um avanço. O poder público poderá se orientar melhor e aperfeiçoar as decisões que algumas vezes são tomadas, sem considerar a opinião do cidadão comum, que vive na prática o sistema e conhece muito bem onde ele poderá atendê-lo melhor, fazendo valer o preço das tarifas, que sempre sofrem reajustes, numa contradição ao ritmo lento de melhorias oferecidas, que justifiquem tais aumentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aplicativo permite avaliar o transporte público do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui