Aplicativo permite avaliar o transporte público do Rio

ADUT-RJ (Associação de Defesa dos Usuários de Transportes

A Associação de Defesa dos Usuários de Transportes – ADUT-RJ, em parceria com o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro – FMU-RJ, desenvolveu um aplicativo – www.passageiro.org – que permitirá colher do próprio usuário uma avaliação sobre o sistema de transporte público do Rio de Janeiro.

As avaliações serão sobre aspectos de: falhas do serviço, problemas de atendimento, precariedade da infraestrutura, ausência de manutenção e descaso com o usuário.

Em um compromisso com a transparência, todos as denúncias e reclamações serão divulgadas a todo público, garantindo a preservação da privacidade dos dados dos usuários, que também responderão pelo conteúdo das reclamações.

A iniciativa é bastante interessante, porque permite ao usuário de trem, metrô, ônibus, barcas e avião se manifestar de maneira democrática e direta e as Concessionárias e Agências Reguladoras a identificar as falhas do sistema e onde caberão melhoramentos.

A presença direta do usuário neste processo de fiscalização contribuirá para captar informações de todos os aspectos e através da internet, se manter acessível em todos os lugares, sem necessitar de intermediários.

Essa dinâmica será muito boa, porque permitirá a difusão das fontes de avaliação, na medida em que o usuário poderá, ao se registrar, enviar as informações de onde estiver, bastando apenas ter acesso à internet.

Na medida que este aplicativo, ainda em fase inicial, ganhar popularidade e se tornar  um hábito, será um importante instrumento de defesa do consumidor.

Inúmeras possibilidades se abrirão a partir do progresso desta plataforma, que poderá subsidiar inclusive à imprensa investigativa, a respeito de como está a situação dos diversos modais de transporte da região metropolitana e até do interior, tendo em vista que não há restrição territorial para o cadastro.

Já comentamos em outras publicações sobre as mudanças que estão sendo promovidas no sistema de transportes da cidade do Rio, como a expansão do metrô para a Barra da Tijuca, a implantação dos BRTs, a racionalização das linhas de ônibus, que por sinal tem recebido muitas críticas de usuários que visitam o Fórum de Mobilidade, a implantação do VLT no centro da cidade e as mudanças mais recentes nas Barcas, com a ampliação do terminal em Niterói e a substituição das embarcações.

Com tantas ações do poder público num curto espaço de tempo, muitas com planejamento questionável, nota-se que problemas históricos continuam sem solução.  Todas os instrumentos que permitirem à população se expressar, de maneira horizontal, para avaliar, criticar, propor e denunciar o que ocorre no dia a dia do sistema de transportes torna-se um avanço. O poder público poderá se orientar melhor e aperfeiçoar as decisões que algumas vezes são tomadas, sem considerar a opinião do cidadão comum, que vive na prática o sistema e conhece muito bem onde ele poderá atendê-lo melhor, fazendo valer o preço das tarifas, que sempre sofrem reajustes, numa contradição ao ritmo lento de melhorias oferecidas, que justifiquem tais aumentos.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui