
A cidade do Rio de Janeiro recebe, nesta segunda-feira (24/3), um dos maiores eventos internacionais do setor imobiliário voltado à hotelaria: o SAHIC Latin America & The Caribbean. A 19ª edição da conferência, que acontece até terça-feira no Fairmont Copacabana Hotel, pretende ser a maior e mais abrangente da história, reunindo mais de 350 executivos, investidores e líderes da indústria de mais de 15 países.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou a escolha do Brasil como cenário da conferência e avalia que a decisão reforça as perspectivas positivas do país. “Este é mais um reconhecimento da nova imagem do Brasil no exterior, de um país compromissado com a sustentabilidade econômica, ambiental, social e, também, do turismo. Visibilidade esta que tende a ganhar força com avanços como a operação do escritório da ONU Turismo também no Rio, que certamente vai favorecer a chegada de mais eventos internacionais ao nosso país”, aposta.
Realizado há 18 anos em diferentes capitais, o encontro reúne também corretores, dirigentes de bancos e outros players do setor para apresentação de perspectivas do segmento e sessões de networking sobre o desenvolvimento da indústria de hotéis. O SAHIC fomenta a interação entre autoridades, empreendedores privados e executivos de grandes redes estrangeiras, fortalecendo o setor.
O fórum aborda os desafios e oportunidades da hospitalidade e do turismo, incluindo tendências de mercado, turismo sustentável, investimentos. Participantes terão acesso a debates com especialistas e insights sobre o cenário da hotelaria na América Latina e no Caribe. Além das discussões, o evento abre espaço para conversas e novas parcerias.
O potencial de crescimento do Rio de Janeiro também estará em pauta, com foco na infraestrutura turística, na herança cultural e nas oportunidades de investimento. Um painel dedicado discutirá os desafios e perspectivas do setor hoteleiro no estado.
O anúncio, que marca o retorno do fórum ao Brasil após 15 anos, ocorreu na última edição da conferência, realizada em Lima (Peru), com a participação do Ministério do Turismo.