Após ano sem títulos, Flamengo busca 2024 para retomar a dominância

Com a chegada e a esperada manutenção de Tite, a torcida espera que o treinador consiga, com uma pré-temporada montar seu esquema de jogo e transformar o Flamengo em favorito em todos os campeonatos que disputar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No início da década de 2010, o Clube de Regatas do Flamengo encontrava-se em um período desafiador de sua história. Marcada por anos de instabilidade e times que não conseguiram alcançar o padrão de excelência esperado pelos fervorosos torcedores, a década inicial foi permeada por uma busca incessante por identidade e sucesso. O Rubro-Negro, que já ostentara épocas gloriosas, parecia distante de recuperar sua grandeza diante de uma série de desafios administrativos e esportivos.

Contudo, o cenário começou a mudar de forma notável na segunda metade da década. O ponto de virada foi inegavelmente a decisão estratégica de trazer para o comando técnico do time o renomado treinador português Jorge Jesus em 2019. Esta decisão, aparentemente comum na época, viria a se revelar um divisor de águas, inaugurando um capítulo de sucesso que muitos torcedores ansiavam há anos. Com a chegada de Jesus, não apenas as táticas e o estilo de jogo foram transformados, mas também a mentalidade e a confiança do elenco, catapultando o Flamengo de um período de incerteza para o palco internacional.

Porém desde a saída de Jorge Jesus, mesmo conquistando títulos, o Flamengo acabou tendo alguns anos conturbados que acabaram culminando em um 2023 sem títulos. Com a chegada de Tite nesse final de 2023 o Flamengo espera recuperar a dominância no futebol Brasileiro. Você pode aproveitar o betclic codigo promocional e acompanhar de perto as odds do Flamengo ao longo do ano de 2024.

Antes e depois de Jorge Jesus

Advertisement

Em 2019 ao contratar Jorge Jesus, além de ter conseguido montar um grande elenco graças a venda de jogadores como Vinicius Jr. e Lucas Paquetá para a Europa, o Flamengo começou uma grande dominância no Brasil e na América do Sul. Além de construir um futebol avassalador foi capaz de conquistar o Brasileirão com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e mostrar força de vontade ao conseguir vencer a Copa Libertadores do mesmo ano de virada nos últimos minutos contra o River Plate. Além disso foi o time que mais deu dificuldades para o campeão da Champions League daquele ano o Liverpool no mundial de clubes, com muitas chances inclusive de sair campeão do torneio, título que um brasileiro não conquista desde 2015.

Porém em 2020 Jorge Jesus acabou tendo uma conturbada saída do clube, assinando uma renovação e logo em seguida aceitando a proposta para treinar o Benfica. Jorge Jesus saiu do Flamengo após ter perdido apenas 4 partidas e conquistado 5 títulos pelo clube sendo eles: Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores em 2019, Supercopa do Brasil, Recopa Sul Americana e o Campeonato carioca em 2020.

Com a saída do treinador o Flamengo encontrou dificuldades de achar o seu novo treinador e fez tentativas com Domenec Torren(2020) que ficou poucos meses no clube e não teve bom trabalho e Rogerio Ceni (20/21) que chegou em novembro de 2020 e conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro de 2020 (que terminou em 2021), a Supercopa do Brasil (2021) e o carioca de 2021. Embora tenha conquistado 3 títulos o estilo de trabalho do treinador não agradava muito aos jogadores e a própria torcida e em julho de 2021 o treinador foi demitido e a contratação de Renato Gaúcho foi anunciada.

Ainda em 2021, após não ganhar o campeonato brasileiro, a copa do brasil e perder na final da copa libertadores da américa Renato foi demitido deixando o clube mais uma vez em busca de um novo técnico.

2022 de volta aos títulos

O início de 2022 parecia que seria um ano ruim novamente com a contratação de Paulo Souza, técnico português que treinava a seleção da Bélgica. Logo no início dava para ver que o técnico não vinha fazendo bom trabalho no clube, porém a direção insistiu na sua manutenção, mas após perder o campeonato carioca para o Fluminense e manter uma má sequencia de resultados no Brasileirão, em julho de 2021 o técnico foi demitido.

Então a direção decidiu apostar em Dorival Jr. como treinador, que pegou um time que mesmo com grande elenco estava muito bagunçado. Porém Dorival surpreendeu seus críticos e conseguiu fazer o Flamengo voltar a mostrar um bom futebol conseguindo manter Gabigol e Pedro jogando juntos no time titular e assim conquistando todos os títulos que conseguiu disputar, pois o Palmeiras acabou tendo um campeonato Brasileiro avassalador aquele ano e ficou difícil do treinador alcançar o time paulista com um trabalho no meio da temporada. Mas o seu trabalho foi suficiente para conquistar a Copa do Brasil em cima do Corinthians e a Copa Libertadores em cima do Athletico Paranaense.

2023 conturbado e sem títulos, mas com esperança

Parecia que o ano de 2023 tinha tudo para ser mais um ano vitorioso, mas a direção do Flamengo, resolveu não renovar com Dorival e contratando o português Vitor Pereira que havia feito um bom trabalho no Corinthians.

Desde o início essa troca de treinador foi muito questionada e tumultuada por diversos motivos, pois Dorival havia feito um ótimo trabalho com o clube da Gávea e foi trocado por um treinador que embora tivesse feito um bom trabalho no clube paulista não havia ganhado nada em 2022, além de toda a polêmica de como o português “trocou” o Corinthians pelo Rubro-Negro.

O trabalho de Vitor Pereira foi desastroso, em 4 meses o treinador conseguiu perder 5 títulos possíveis, inclusive com vexame de não conseguir nem chegar na final do Mundial de Clubes. Em abril de 2023 o Português foi demitido.

A direção na insistência de contratar um técnico estrangeiro, foi atrás do argentino Jorge Sampaoli, que não havia tido boas campanhas ao treinar o Santos e o Atlético Mineiro.

Com campanha extremamente conturbada dentro e fora de campo, Jorge Sampaoli viu o seu time ser eliminado da Libertadores nas oitavas de final, perder a final da Copa do Brasil para o São Paulo, time treinado por Dorival Jr., amargou uma má campanha no Campeonato Brasileiro além de problemas de vestiário com brigas entre sua equipe técnica e jogadores.

Em setembro desse ano Sampaoli foi demitido e após longas discussões sobre quem seria o novo técnico, em 16 de outubro o clube acertou com Tite com expectativas de reconquistar o bom futebol.

Nos poucos jogos que teve comandando o clube, Tite conseguiu reencontrar um bom futebol e conquistar 61,1% dos pontos conquistados e quase buscando o título do campeonato brasileiro ficando apenas há 4 pontos do campeão.

Com a chegada e a esperada manutenção de Tite, se espera que o treinador consiga, com uma pré-temporada montar seu esquema de jogo e transformar o Flamengo em favorito em todos os campeonatos que disputar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após ano sem títulos, Flamengo busca 2024 para retomar a dominância
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui