A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) retomou as suas atividades nesta terça-feira (06), após a cerimônia de abertura da 2ª sessão da 13ª legislatura da Casa, no Palácio Tiradentes. O evento contou com a participação do governador Cláudio Castro (PL) que fez um discurso de congraçamento e agradecimento aos deputados pelas leis aprovadas no ano passado. Segundo Castro, a nova legislação beneficiou a população e a economia fluminense, que recebeu sinalizações de investimentos para este ano.
“A contribuição da Alerj nos permitiu aprimorarmos nossa legislação em diversas frentes, como econômica e social. Dessa forma, ampliamos o tratamento especial tributário dos municípios e criamos o Plano Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. Esse arcabouço jurídico viabilizou um cenário ainda mais atrativo para novos investimentos em solo fluminense”, disse o chefe do Executivo estadual, acrescentado que o Rio de Janeiro se consolidou como uma força nacional de geração de empregos, tendo ficado na segunda posição no ranking do Caged, com a criação de 160.570. Todas as oito regiões fluminenses apresentaram saldos positivos.
Em seu discurso, Cláudio Castro tocou ainda em um ponto sensível para a economia estadual: a mudança na forma de correção da dívida com a União. O tópico tem sido alvo de negociações entre os governos do Estado e Federal. Castro também parabenizou a atuação dos deputados na aprovação de projetos de autoria do governo para a flexibilização de recursos dos fundos estaduais, medida que permitirá uma melhor gestão financeira.
“Foi um importante passo para a melhor gestão desses recursos até 2027 e para o equilíbrio financeiro do Estado do Rio, viabilizando, entre outras medidas, manter os salários dos servidores em dia. Uma iniciativa que permitirá, inclusive, a promoção de políticas sociais e em outras áreas prioritárias”, pontou o governador, reafirmando o compromisso de trabalhar em parceria com os demais poderes, respeitando a autonomia de cada um.
“Seguiremos com esse compromisso, nas mais diversas frentes, e imbuídos do espírito público e da missão que a população nos confiou, para realizarmos ainda mais. Temos pela frente um ano desafiador, que exigirá do Governo do Estado, e de cada Poder, sintonia, colaboração e um olhar atento para mantermos o Rio de Janeiro no caminho do crescimento. Vamos juntos nessa caminhada”, enfatizou Cláudio Castro.
Assim como Castro, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), reforçou a importância da parceria, com autonomia, entre os poderes, configurada na composição da mesa.
“Credito muito toda essa construção ao senhor, governador Cláudio Castro, quando tive a experiência de ser secretário de Governo ao seu lado, por sua mansidão, por sua profissão de fé, conhece muito a palavra. Acho que o Rio, respeitosamente, é um Rio de Janeiro muito melhor, que se equilibrou, acima de tudo, em função dessa relação que compõe essa Mesa aqui hoje. Quando digo essa relação não é simplesmente pelo princípio constitucional da independência e da harmonia dos Poderes, mas sim pela verdade que fazemos com que essa harmonia, essa independência seja entre nós”, afirmou Bacellar, que foi secretário de Estado de Governo de Cláudio Castro.