Após festa, mureta da Pedra do Leme fica coberta de lixo

Arredores da estátua de Clarice Lispector, localizada na mureta, ficou repleto de garrafas vazias e copos descartáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Célio Albuquerque

A estátua de Clarice Lispector, localizada na mureta da Pedra do Leme, foi a primeira estátua de bronze de uma artista mulher no Rio de Janeiro. Porém, agora, a vista do local não é das melhores.

O local, conhecido por ter uma vista belíssima e por ser um belo cenário para fotos, ficou coberto de lixo após festas no quiosque próximo à mureta. O espaço no calçadão e ao redor da estátua ficou repleto de garrafas vazias e copos descartáveis. O caso deste fim de semana não é um fato isolado, pois as festas são frequentes no quiosque e o lixo acaba sendo deixado no local.

A Praia do Leme é a continuação da Praia de Copacabana que termina numa formação rochosa, a Pedra do Leme. Nesta pedra está o mirante do Leme cercado com muretas apropriadas para apreciar a visão de toda a orla. Possui também um quiosque para atendimento do público em geral e, ali próximo, fica localizada a estátua de Clarice Lispector. Ela foi inaugurada em 14 de maio de 2016, a escritora foi esculpida ao lado do cachorro Ulisses pelo artista Edgar Duvivier. O Leme foi o local escolhido pois Clarice viveu nele durante doze anos.

Responsável por administrar os quiosques da Mureta do Leme, a Orla Rio chama atenção para o que já está bem claro na imagem: os produtos que aparecem sujando a cidade não são comercializados pelos quiosques. São itens vendidos pelo comércio ambulante ilegal, presente indevidamente em toda a orla e responsável por aglomerações, badernas e, como foi constatado pela matéria, por degradar os nossos cartões postais.

Advertisement

A Orla Rio, junto com outras entidades de classe, como o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e Apresenta Rio, estão com uma campanha contra o comércio ambulante ilegal, que trava uma concorrência desleal com o comércio legalizado, que, por sua vez, gera empregos, paga diversos impostos e oferece um serviço de qualidade para os cariocas e turistas. Para o caso específico, a Orla Rio e o operador do quiosque abriram um chamado no 1746, relatando a ocorrência e esperam que a Prefeitura tome as urgentes e necessárias medidas para conter e fiscalizar esse tipo de comércio.

Vale ressaltar que atuação da Orla Rio na Mureta do Leme, com a reforma dos novos quiosques, contribuiu para a revitalização do local, que, antes, não era frequentado pela maioria da população.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após festa, mureta da Pedra do Leme fica coberta de lixo
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza havia menores consumindo álcool e substâncias ilícitas. Som alto e muita “zoeira”.
    No entanto, pode ter certeza que são jovens de classes média / média alta.
    Fossem pobres, a PM já tinha acabado com a baderna delicadamente.

  2. Qual o destino que o próximo Prefeito pretende dar à Guarda Municipal do Rio?
    Os últimos mandatários transformaram ela em instrumento de violência e foi empregada para proteção do patrimônio particular… quando sua competência Constitucional é a proteção dos bens e serviços públicos.
    A GM-Rio está organizada inspirada nas forças militarizadas tendo sido destinada nos últimos anos a ficar dando lição de moral em usuário que fuma baseado na praça e a bater em camelôs, quando para o primeiro deveria ter tratamento nos CAPs, e para o segundo, regulação e destinação de espaços públicos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui