Após ganhar novo prédio, Instituto Estadual do Cérebro aumentou em 95% número de cirurgias

O número total de leitos do hospital passou de 46 para 105, o que representa um aumento de 128% na capacidade instalada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Com novo prédio, inaugurado em março deste ano, no Centro do Rio, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), chegou ao fim de 2023 com números expressivos. Um levantamento feito pela direção da unidade indica que – após a entrada do anexo em funcionamento – o número total de leitos do hospital passou de 46 para 105, o que representa um aumento de 128% na capacidade instalada. A média de cirurgias saltou de 95 para 185 ao mês, quase 95% a mais. O atendimento ambulatorial também cresceu, passando de 1.250 para 2 mil mês, 60% a mais comparando os dados de 2023 com o ano de 2022.

O IECPN é uma unidade única no país, referência nacional. Durante o ano, recebemos visitas de equipes de vários estados, inclusive regulamos pacientes de outros lugares para tratamento aqui. É um orgulho do SUS do Rio de Janeiro, não apenas por contar com uma equipe altamente capacitada, comandada pelo Dr. Paulo Niemeyer, mas também por ser uma unidade de altíssimo padrão“, diz a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello.

Criado em 2013, o IECPN é também referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e atende exclusivamente a pacientes do SUS.

A expectativa é que consigamos realizar 240 por mês, o que daria mais de 2 mil cirurgias anuais. São cirurgias eletivas, programadas, de casos complexos. Com esse aumento, vamos também ampliar os diagnósticos. Vamos aumentar o escopo do instituto, mas sempre nos voltando para doenças mais complexas, que são mais difíceis de serem referenciadas”, afirma o diretor da unidade, Paulo Niemeyer.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Desde abril de 2022, o instituto conta com um eletroencefalógrafo 24 horas para mapeamento cerebral de pacientes com diagnóstico de epilepsia. O aparelho, que filma em HD, é o modelo mais atualizado do mercado. O Gamma Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões, recebeu uma atualização de ponta. Com o upgrade, o equipamento, que realiza em média 22 cirurgias por mês, passou a fazer o tratamento de várias doenças até então não atendidas. No Brasil, existem quatro equipamentos Gamma Knife, e o IECPN é o único hospital público do país a possuir um. Além disso, é o hospital que faz o maior número de procedimentos com o aparelho.

O Instituto – O IECPN atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é a única unidade do país voltada ao tratamento de doenças neurocirúrgicas, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.

O Instituto Estadual do Cérebro conquistou, em 2017, a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após ganhar novo prédio, Instituto Estadual do Cérebro aumentou em 95% número de cirurgias

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui