Após quase duas semanas sem luz, Rocinha tem energia elétrica restabelecida

Light culpa as ligações clandestinas pela falta de luz. Segundo a concessionária, o "índice de furto de energia é cerca de 84%"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Wikimedia

Após ficar quase duas semanas sem luz, a Rocinha teve a sua energia elétrica restabelecida pela Light, nesta terça-feira (21). Segundo empresa, as ligações clandestinas na favela teriam motivado o apagão local.

Em nota, a concessionária afirmou que reforçou as suas equipes para tirar os moradores da escuridão. A Light também destacou que o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica local e prejudica os consumidores pagantes.

“A empresa chegou a reforçar as equipes de campo para restabelecer os clientes que ainda estavam sem luz na comunidade, onde o índice de furto de energia é cerca de 84%. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica e, somente na última semana, foram 127 ocorrências na comunidade provocadas pelos ‘gatos’. Neste contexto, as equipes da concessionária vão ao local, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e, pouco tempo depois, novas quedas de energia ocorrem devido à sobrecarga na rede”, esclareceu a concessionária.

Diante da forte onda de calor que assola a cidade, a Light pediu aos consumidores que consumissem energia elétrica de “forma consciente”, uma vez que as ligações clandestinas queimam os transformadores, que são configurados e instalados para atender aos 14.485 clientes da Light na favela, que conta aproximadamente 70 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2022. A companhia ressaltou que o furto de energia prejudica toda a população, além de oferecer riscos à segurança, com incêndios e acidentes.

Advertisement

A Justiça do Rio havia dado como prazo esta segunda-feira (20), para que a Light restabelecesse a luz na Rocinha, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Moradores da Rocinha fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra na tarde desta segunda-feira (20). Na quinta-feira passada (16), manifestantes bloquearam os dois sentidos da via com pedaços de madeira e outros objetos, para exigir o restabelecimento da energia elétrica.

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após quase duas semanas sem luz, Rocinha tem energia elétrica restabelecida
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui