Aprovada na Câmara Lei que permite táxis usarem vias do BRT no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
BRT Transoeste foi inaugurado em 2012 - Foto: Reprodução/Internet

Foi aprovada ontem na Câmara dos Vereadores do Rio, em 2ª discussão, o projeto de lei da Vereadora Vera Lins (PP) que autoriza táxis com passageiros a usarem as faixas exclusivas dos BRTs, inclusive nas faixas exclusivas da Avenida Brasil, mas proibindo o embarque e desembarque de passageiros. A lei também trata das faixas do BRS, mas que hoje já é permitido o uso pelos amarelinhos. O prefeito Marcelo Crivella tem 15 dias para sancionar ou rejeitar a mudança.

Em sua justificativa, Vera Lins, conhecida por sua luta pela classe dos taxistas, diz que o projeto visa melhorar a fluidez do trânsito caótico que se apresenta na nossa cidade. Ela também ressalta que, desde junho de 2017, os táxis já possuem autorização para circularem em alguns trechos do BRT Transcarioca e sem nenhum registro de acidente. 

Para o cientista político, Bruno Kazuhiro, a permissão do uso das faixas do BRT por táxis “como medida emergencial em caso de acidentes ou de aumentos de fluxo temporários como em grandes eventos e recentemente na transferência de muitos voos para o Galeão isso se justifica. Mas como algo permanente creio que vai contra o lógica do sistema de BRT que deveria justamente ter intervalos menores entre os ônibus e atender mais pessoas“.

Ontem, Crivella autorizou o uso das faixas do BRT pelos táxis na Ilha do Governador, enquanto durarem as obras da pista do Santos Dummont. E no programa HOJE NO RIO, de 26/8, transmitido ao vivo na página no Facebook do DIÁRIO DO RIO, um leitor levantou essa hipótese, de que os táxis poderiam permanecer usando a faixa do BRT. Ouçam em nosso podcast:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aprovada na Câmara Lei que permite táxis usarem vias do BRT no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui