Nesta Quarta-feira de Cinzas (14/02), como tradicionalmente acontece todo ano, será conhecida a escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A apuração tem início às 16h (de Brasília).
Em 2024, pela primeira vez, o evento que revela as notas dos jurados será realizado na Cidade do Samba Joãosinho Trinta, na Gamboa, região central carioca, em vez da Marquês de Sapucaí. Ao todo, 9 quesitos foram avaliados durante os desfiles:
- Alegorias e Adereços;
- Bateria;
- Comissão de Frente;
- Enredo;
- Evolução;
- Fantasias;
- Harmonia;
- Mestre-sala e Porta-bandeira;
- Samba-enredo.
Às 12h, está previsto o sorteio da ordem dos quesitos. O último a ser lido será o primeiro no critério de desempate – caso haja igualdade de pontos entre duas ou mais agremiações.
Para o Carnaval 2024, foram definidos 36 jurados, sendo 4 de cada quesito. A menor nota de cada um deles será descartada, portanto, cada escola poderá somar no máximo 30 pontos por tema.
Os julgadores avaliaram as escolas com notas entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-las (9,1; 9,2; 9,3; etc) se achassem necessário. Sem a nota máxima, porém, eles devem justificar a decisão, sendo preciso apontar com detalhes a falha observada. Vale lembrar que 12 agremiações disputam o título:
- Acadêmicos do Grande Rio;
- Acadêmicos do Salgueiro;
- Beija-Flor de Nilópolis;
- Estação Primeira de Mangueira;
- Imperatriz Leopoldinense;
- Mocidade Independente de Padre Miguel;
- Paraíso do Tuiuti;
- Portela;
- Unidos da Tijuca;
- Unidos de Vila Isabel;
- Unidos do Porto da Pedra;
- Unidos do Viradouro.
Palpites
Para Bruno Kazuhiro, ex-secretário municipal de Turismo do Rio e apaixonado por Carnaval, a grande favorita ao título em 2024 é a Viradouro, correndo por fora Grande Rio, Imperatriz e Vila Isabel. Já a Porto da Pedra, na opinião do colunista do DIÁRIO DO RIO, será a escola rebaixada à Série Ouro.