No primeiro final de semana de retomada das missas com presença de público no Rio de Janeiro, grande parte dos fiéis que compareceram à Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada na Lapa, região central da cidade, tinham mais de 65 anos. Com isso, o arcebispo do RJ, Dom Orani Tempesta, fez um apelo à população para as próximas celebrações: que só frequente quem não for do chamado ”grupo de risco”.
”Quem é grupo de risco, que fique em casa, acompanhando as celebrações virtuais. É possível levar a comunhão até a porta das casas ou dos edifícios, de acordo com a demanda em cada paróquia”, alertou o cardeal.
Dom Orani, que participou das celebrações no sábado (04/07) – neste domingo (05/07) foi o pároco Cláudio dos Santos -, ainda comentou as ”fases” da retomada da igreja.
”Este é o 3º momento da nossa caminhada. O 1º foi o das missas on-line; o 2º, poder utilizar todas as plataformas para nossas reuniões; e o 3º, voltar com todas as precauções para seguir com prudência”, disse Dom Orani.
Entre as medidas de segurança adotadas pelas cerca de 280 igrejas que compõem a Arquidiocese do Rio de Janeiro, estão:
- Prévia inscrição pela internet para poder participar das missas;
- Folhetos litúrgicos, antes de papel, agora em formato digital;
- Somente 1/3 da capacidade total de público de cada igreja;
- Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção por todos os presentes, incluindo os celebrantes (padres ou diáconos);
- Higienização das paróquias antes de cada missa e distanciamento obrigatório de 2 metros entre as pessoas presentes;
- Na comunhão, hóstia só podendo ser entregue nas mãos (anteriormente, a pessoa escolhia entre receber nas mãos ou direto na boca).
Para participar das missas na Catedral, é necessário se inscrever previamente através do aplicativo ”Igrejas – ArqRio” (disponível nos sistemas Android e iOS) ou ligar para o número (21) 2240-2669, das 09h às 16h. Na entrada da igreja, há, ainda, aferição de temperatura e controle da quantidade de pessoas presentes através de um censor.