Área de concessão da Enel teve 25 mil metros de cabos furtados

Total de cabos furtados é praticamente duas vezes a extensão da ponte Rio-Niterói e representa 75% de aumento em relação ao número identificado em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No ano passado, a Enel Distribuição Rio contabilizou o furto de cerca de 25 mil metros de cabos em vias públicas de sua área de concessão, praticamente duas vezes a extensão da ponte Rio-Niterói. Este montante representa 75% de aumento na quantidade de cabos furtados em relação ao número identificado em 2022, quando o total foi de 15,61 mil metros. 

A soma de furtos de cabos registrada no ano passado nas regiões dos Lagos, Norte e Noroeste ultrapassa os 21,9 mil metros, cerca do dobro da quantidade constatada em 2022, quando foram furtados mais de 10,86 mil metros. Já na região Metropolitana e nos municípios do Sul Fluminense atendidos pela Enel, a metragem de cabos furtados em 2023 foi bem menor: 2,74 mil metros, contra 4,75 mil metros em 2022. 

A rede da Enel Rio é composta, prioritariamente, por cabos de alumínio, que possuem valor comercial irrelevante em relação ao cobre.

Ainda assim, houve um aumento significativo de ocorrências ligadas à subtração de trechos do nosso cabeamento e de outros componentes. Temos trabalhado em colaboração com o poder público, mas pedimos à população que denuncie esse tipo de atividade, seja pelos nossos canais de atendimento ou em contato com as polícias Civil e Militar”, ressalta José Luís Salas, diretor de Redes da Enel Distribuição Rio. 

Advertisement

Os furtos de cabos e outros componentes da rede elétrica representam perigo para quem pratica esse ato ilícito, além de riscos de incêndios e explosões. Os furtos podem causar também sobrecargas e blecautes no sistema de distribuição de energia elétrica, afetando a população em geral e o meio ambiente. De forma geral, os reparos destes danos demandam a reconstrução de trechos de rede e muitas horas de serviço: até mesmo dias ou semanas para a normalização, dependendo da gravidade do vandalismo. 

Para denunciar este tipo de crime, o cliente pode utilizar o telefone 2253-1177, informar os casos à Central de Atendimento 0800-2800 ou ainda acessar https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx#.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Área de concessão da Enel teve 25 mil metros de cabos furtados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui