Na noite deste domingo (25/07), teve início um incêndio na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu. Segundo a Prefeitura, as chamas se espalharam em um local de difícil acesso dentro da APA Estadual Gericinó Mendanha. As condições climáticas (baixa umidade associada ao vento) facilitaram a propagação do fogo.
A enfermeira Karen Valladares estava realizando um atendimento de urgência em uma instituição de saúde local quando registrou as chamas. Na publicação, ela afirmou que é um problema recorrente e que não vê ação da Prefeitura. Confira o vídeo:
Karen afirmou também que a proporção do incêndio desta madrugada foi ainda maior e que o estrago está visível, como é possível ver na imagem abaixo:
De acordo com a nota enviada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, a região enfrenta constantes incêndios, quase todos provocados pela ação humana. Agentes da Guarda Ambiental irão ao local tentar identificar o ponto de início deste incêndio, iniciando uma investigação sobre possíveis autores.
Além disso, a Prefeitura informou que a Secretaria de Meio Ambiente está programando ações, que serão realizadas em conjunto do INEA, visando a proteção do território contra as queimadas e outras práticas criminosas.
Denúncias sobre este tipo de crime ambiental devem ser feitas diretamente ao Disque Queimadas por meio do telefone 0800-022-2660. O serviço foi criado em 2020 e recebeu 36 chamadas em um ano de funcionamento. Foram 26 denúncias entre julho e dezembro do ano passado e 10 no primeiro semestre deste ano. O atendimento é 24 horas.