Areais ilegais são encontrados na Reserva do Tinguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Movimento Baía Viva

Em uma vistoria realizada pelo Movimento Baía Viva, neste domingo, 23/07, foram encontrados areais ilegais na Reserva Biológica do Tinguá. A inspeção foi realizada entre Nova Iguaçu e Duque de Caxias e contou, também, com agricultores da região.

A Reserva Biológica do Tinguá foi fundada em 1989 e tem status de proteção ambiental internacional, já que em 2003 foi declarada como Patrimônio da Humanidade Reserva da Biosfera pela UNESCO.

A Reserva abrange municípios da Baixada Fluminense, Petrópolis e Miguel Pereira. A Rebio Tinguá abriga recursos hídricos, que contribuem para o sistema de abastecimento de água de comunidades pobres da Baixada.

“A REBIO é, infelizmente, uma das 334 Unidades de Conservação da Natureza em todo o país, que o governo Bolsonaro tem ameaçado reduzir os limites de sua área protegida ou de recategorização. A recategorização da REBIO Tinguá tem por objetivo liberar esta extensa área de 26 mil hectares para os interesses econômicos da especulação imobiliária, extração mineral (areais) entre outras atividades econômicas predatórias e poluidoras que a existência, há 30 anos, da Rebio tem impedido que sejam licenciadas, autorizadas nesta região”, afirma o ecologista Sérgio Ricardo do Movimento Baía Viva que participou no final dos anos 1980 da mobilização pela criação da Rebio Tinguá.

WhatsApp Image 2019 07 22 at 09.37.14 Areais ilegais são encontrados na Reserva do Tinguá

Em Brasília, no último dia 29/05, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados teve uma audiência pública para discutir a mudança de categoria da Reserva Biológica do Tinguá para parque nacional. A possibilidade mobilizou ecologistas e ambientalistas, que são contra a alteração. A iniciativa da audiência pública com essa temática foi do Deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, do PP.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Areais ilegais são encontrados na Reserva do Tinguá

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui