Areia de Copacabana chega a quase 50 graus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Copa Light por  Laszlo Ilye É a praia não tem sido uma grande alternativa para o carioca que quer se refrescar. De acordo com esta matéria do Extra, não basta sermos a 2a cidade mais quente do mundo, agora a areia de Copacabana que chega a 50o

 

Se a areia, que é clara, e não absorve tanto a luz, já imaginou como está o asfalto? Não lembro onde li que a sandália de acrílico de passistas na Cidade do Samba simplesmente derreteu no asfalto.

Quem estiver sem gás em casa nem precisa se preocupar mais, basta levar a frigideira para a rua e fritar um ovo. A temperatura só precisa estar em 40o, coisa fácil de chegar no Rio.

Advertisement

 

Veja o que diz a Mundo Estranho sobre fritar ovos na rua.

Qual é a temperatura necessária para fritar um ovo na rua?

por Fernando Badô

 

Não existe nenhuma pesquisa séria a respeito, mas os cientistas têm alguns palpites. "Para fritar um ovo, a superfície em que vai ocorrer a fritura deve estar a uns 60 ºC. Acho que em uma cidade como o Rio de Janeiro, dá para alcançar essatemperatura quando a temperatura ambiente está a cerca de 40 ºC", afirma o químico Jivaldo do Rosário Matos, da Universidade de São Paulo. Para que a fritura ocorra, é melhor que o ovo esteja no asfalto – ele é preto, não reflete nenhum espectro de luz solar e vai absorvendo o calor lentamente. Segundo, a umidade do ar precisa estar baixa, para que o calor emitido pelo asfalto não seja reduzido pelo vapor d’água na atmosfera. Em dias quando os termômetros marcam em torno de 40 ºC, com o sol a pino, é bem possível que a temperatura do asfalto passe dos 60 ºC. O ovo recebe essa transferência de calor e começa a fritar. Isso rola porque as proteínas que existem principalmente na clara passam por um reagrupamento: elas mudam de uma união meio fraca, que dá a consistência gosmenta do ovo cru, para uma união mais forte, gerando a consistência mais sólida do ovo frito. Então, já sabe: na falta de uma frigideira, espere um dia quente e seco pra fazer um belo omelete!

Foto: Copa Light por  Laszlo Ilye

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Areia de Copacabana chega a quase 50 graus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui