O novo projeto da Câmara de Vereadores que prevê o armamento da Guarda Municipal do Rio, apresentado na última quinta-feira (27/03), foi incluído na pauta de votações da Casa para a próxima semana. A informação foi divulgada pelo portal de notícias “g1”, que teve acesso à pauta de votações que será publicada na próxima segunda-feira no Diário Oficial. Os projetos são analisados nas sessões plenárias que ocorrem entra terça (01/04) e quinta-feira (03/04).
O substitutivo foi protocolado depois que Paes retirou seu projeto que previa a transformação da Guarda na Força de Segurança Municipal. Agora, a nova proposta precisa ser aprovado em dois turnos de votação, com votos de pelo menos 34 dos 51 parlamentares.
Para votar o novo texto, os vereadores precisam antes “limpar” a pauta de votações de vetos de Paes a projetos já aprovados pelos vereadores. Ao todo, 28 vetos precisam ser apreciados.
O texto foi apresentado pelo vereador Doutor Gilberto (SDD) e outros 20 coautores. A proposta prevê que a Guarda Municipal atue no policiamento ostensivo, em coordenação com a Polícia Militar, e autoriza o uso de armas pela corporação. Ele autoriza que os guardas atuais utilizem arma de fogo, desde que passem por capacitação e treinamento específicos para isso.