Armas apreendidas no RJ serão doadas para policiais

A proposta, aprovada em redação final na Alerj, prevê que equipamentos sejam usados para treinamento, capacitação e reciclagem dos agentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Armas apreendidas durante a Operação Desarmada / Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em redação final, nesta quinta-feira (25/05), um Projeto de Lei que prevê que armas de fogo e munições apreendidas em operações realizadas pelas polícias Civil e Militar e que estejam em boas condições possam ser doadas aos arsenais das corporações após emissão de laudo pericial. A proposta dos deputados Rodrigo Amorim (PTB) e Filipe Soares (União) e do ex-deputado Marcos Muller, será encaminhada ao governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O texto determina que os utensílios sejam utilizados exclusivamente para o treinamento, capacitação e reciclagem dos agentes. Segundo o deputado Rodrigo Amorim (PTB), o Estado do Rio terá a possibilidade de economizar recursos públicos com o custeio desses armamentos se puder aproveitá-los.

Um grande número de apreensões de armas e munições tem ocorrido, porém, em razão da falta de legislação, esses equipamentos são incinerados”, justificou Amorim.

De acordo com o projeto, após a apreensão pelas polícias e a elaboração do laudo pericial, o juiz competente deverá encaminhar as armas e munições ao Comando do Exército, como dispõe a lei federal. As polícias terão um prazo de 10 dias para solicitar a doação dos armamentos apreendidos. Com a doação autorizada, a polícia deverá incorporá-los ao seu patrimônio e submetê-los a uma inspeção minuciosa. Caso entre em vigor, a norma precisará da regulamentação do Poder Executivo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Armas apreendidas no RJ serão doadas para policiais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui