Arquidiocese do Rio celebra São Sebastião com exposição de patrimônio histórico

A exposição vai oferecer informações detalhadas sobre o projeto do Inventário, que visa preservar e destacar os bens culturais da Arquidiocese, incluindo um histórico das antigas freguesias que formaram a ArqRio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra o mês de São Sebastião com a exposição “O Inventário da ArqRio através de sua coleção de São Sebastião”, que acontecerá durante um mês, do dia 1º de janeiro até o dia 1º de fevereiro, na Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. A mostra vai reunir quase uma centena de exemplares do Padroeiro provenientes das paróquias e capelas arquidiocesanas, proporcionando uma visão abrangente da devoção a São Sebastião na região.

Além das representações do padroeiro, a exposição oferecerá informações detalhadas sobre o projeto do Inventário, que visa preservar e destacar os bens culturais da Arquidiocese, incluindo um histórico das antigas freguesias que formaram a ArqRio, réplicas de documentos e manuscritos, esculturas e um catálogo abrangente das coleções.

O Inventário dos bens culturais da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o respaldo do BNDES e do Instituto Vale. A primeira fase do projeto já catalogou os vicariatos Santa Cruz, Oeste, Suburbano e Campo Grande.

A fase atual, em captação, visa contemplar os vicariatos Norte, Sul, Urbano, Jacarepaguá e Leopoldina. O projeto não apenas preserva o patrimônio cultural, mas também envolve a comunidade, com interação com alunos das redes municipal e estadual através de visitas guiadas a monumentos e análises materiais de bens culturais em parceria com o Laboratório de Instrumentação Nuclear da COPPE/UFRJ.

Advertisement
b38ce91c 0435 4bfd 83a1 5d4fa462ab37 1 Arquidiocese do Rio celebra São Sebastião com exposição de patrimônio histórico
Foto: Divulgação

Serviço

Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – Av. Chile, 245, Centro.

Data: 01/01 a 01/02 – domingo à domingo, das 7h às 18h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arquidiocese do Rio celebra São Sebastião com exposição de patrimônio histórico
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Arquidiocese do Rio celebra São Sebastião com exposição de patrimônio histórico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui