Nos dias 26 e 27 de março, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, esteve na cidade do Rio. Ele presidiu uma missa na Capela do Palácio Episcopal São Joaquim, na Glória, na manhã do dia 26 de março, com a presença dos bispos auxiliares do Rio de Janeiro e de bispos das dioceses fluminenses. A celebração foi transmitida para todo o país pelas RedeVida de Televisão, TV Nazaré, de Belém do Pará, Rádio Catedral e pelos demais meios e mídias da Arquidiocese do Rio.
Na homilia, Dom Giambattista manifestou alegria por celebrar a liturgia eucarística na arquidiocese, agradecendo pelo “carinho e comunhão que todos desejam demonstrar ao Santo Padre”. Também agradeceu a “calorosa acolhida e as manifestações de amizade fraterna”. As informações foram divulgadas pelo site “Vatican News”.
Na reflexão da parábola do fariseu e do publicano, o núncio observou que o Evangelho convida a todos a considerar que a “fé não é dom dos orgulhosos, mas dos humildes”.
“A parábola é dita por Jesus precisamente para a correção e salvação daqueles que confiam em si mesmos, para ensinar que a sabedoria da vida leva a Deus”. Ao concluir, pediu a intercessão da Virgem Maria para que todos “possam viver na presença de Deus e no continuo reconhecimento da graça que nos ajuda a superar nossos pecados, para o nosso próprio bem e o da Igreja”, disse.
No final da celebração, Dom Orani agradeceu mais uma vez a presença de Dom Giambattista na arquidiocese, lembrando que ele levou em frente a sua missão mesmo com as dificuldades da pandemia da Covid-19, sendo necessário participar de reuniões e eventos por meio de plataformas digitais.