A Arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu, entre os últimos dias 18 a 21 de julho, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, promovendo o Círio de Nazaré, muito conhecido em Belém do Pará e que acontece no mês de outubro.
O evento teve como o tema “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus” e destacou-se, segundo o Cardeal Orani João Tempesta, pela mobilização dos fiéis e pela realização de diversas missas e visitas em vários locais da cidade.
A programação teve início na quinta-feira (18/07) com a missa no 3º COMAR, junto ao Aeroporto Santos Dumont. Às 11h a imagem visitou o convento de Santo Antônio, no Centro do Rio. Às 14h a Capela Nossa Senhora de Nazaré, na Ilha do Governador. Às 17h30 a imagem visitou a Capela Nossa Senhora de Nazaré Camorim, na Barra da Tijuca. Por fim, às 20h a imagem visitou pela primeira vez a Capela Nossa Senhora de Nazaré, na Vila Paciência.
Na sexta-feira (19/07), às 10h30 a imagem visitou o Educandário Nossa Senhora de Nazaré no Catumbi. Às 11h30 aconteceu a comovente visita ao Hospital do Câncer II (INCA), no Santo Cristo. Às 13h a imagem esteve na Catedral para um tempo de oração com o povo. Às 15h30 a imagem foi de barca para Paquetá. Às 17h Missa na Paróquia Bom Jesus do Monte, no Paquetá retornando na barca das 19:30.
Já no sábado (20/07), a programação começou logo cedo com a reza do Santo Terço na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca. Às 9h aconteceu a Missa “O Rio celebra”, no mesmo local. Às 10h30 a imagem visitou a Igreja São Paulo Apóstolo em Copacabana. Às 11h30 a imagem visitou o Centro de Tradições Nordestinas em São Cristóvão. Às 14h aconteceu a visita a Paróquia Jesus de Nazaré, na Maré. Às 15h30 aconteceu um momento muito importante e marcante para todos os fiéis, que é o Mini-Círio, à semelhança daquilo que acontece em Belém do Pará.
A concentração foi no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandeses em Acari. Para concluir o sábado, tivemos outro momento marcante, a missa seguida de uma vigília que aconteceu às 19h na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta.
No último dia de visita da imagem, no domingo (21/07), às 8h aconteceu a missa no Outeiro da Glória, no bairro da Glória. Às 9h30 missa campal na Paróquia São Tiago, em Inhaúma. Por fim, às 11h houve a última missa na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo. Após essa atividade encerra-se o Círio 2024 com a imagem voltando ao aeroporto.