Arquidiocese do RJ promove encenação da coroação de Dom Pedro I nesta quinta-feira

Evento, que celebra os 200 anos da coroação de Dom Pedro I como imperador do Brasil, acontece na Igreja de Nossa Senhora da Antiga Sé, no Centro do Rio

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta quinta-feira (01/12), há exatos 200 anos, o português Dom Pedro I era coroado imperador do Brasil. Para celebrar a simbólica data, a Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Fundação Cesgranrio promovem uma encenação da coroação na Capela Real Imperial da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na região central da capital fluminense. O evento, que é gratuito ao público, terá início às 17h30.

A cerimônia iniciará com a entrada de José Bonifácio de Andrade e Silva, ministro do Império, e de seu irmão, Martim Francisco, ministro das Finanças e chefe do cerimonial da coroação.

Um ”appeleur” os chamará e eles entrarão solenemente na igreja. Em cena, 10 atores/cantores darão vida aos personagens. O texto é de autoria de Carlos Alberto Serpa, presidente da Cesgranrio.

O objetivo da montagem é permitir que a encenação da coroação de Dom Pedro I sirva como estímulo à cultura carioca, à fé e ao congraçamento entre os cidadãos.

SERVIÇO

Encenação da coroação de Dom Pedro I – 200 anos

  • Data: 01 de dezembro de 2022 (quinta)
  • Horário: 17h30
  • Local: Capela Real Imperial – Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
  • Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n – Centro – Rio de Janeiro/RJ
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui