Arquivo Geral da Cidade abre inscrições para curso inédito sobre história do Rio

É o primeiro curso oferecido pelo recém-criado Centro de Ensino e tem a missão de planejar, gerenciar e supervisionar as ações de pesquisa desenvolvidas no Arquivo Geral da Cidade; as vagas são limitadas

Foto: Prefeitura do Rio / Divulgação

O Arquivo Geral da Cidade, ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, abriu inscrições para o curso gratuito “Traços da História”. O curso, que acontecerá, pela primeira vez, entre os dias 18 e 22 de julho, das 9h às 13h, no Auditório do Arquivo Geral de forma presencial, terá carga horária de 20 horas.

É o primeiro curso oferecido pelo recém-criado Centro de Ensino e Pesquisa, que tem a missão de planejar, gerenciar e supervisionar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas no Arquivo Geral da Cidade.

Tony Chalita, secretário de Governo e Integridade Pública, afirma que “cabe ao novo Centro promover programas de ensino e pesquisa que valorizem a história da cidade, desenvolver ações de capacitação dos servidores e da comunidade em geral, realizar pesquisas histórico-culturais, como também organizar cursos e eventos”.


Traços da História do Rio de Janeiro

O curso “Traços da História do Rio de Janeiro” é uma iniciativa aberta e gratuita a qualquer interessado em conhecer melhor a história da cidade. Serão cinco aulas, com quatro horas de duração cada uma, serão ministradas pelos professores Elizeu Santiago, doutor em Ciência Política e diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral, Hélio Cannone, pós-doutorando do Arquivo Geral e Pedro Marreca, doutor em Ciência Política e gerente de pesquisa do Arquivo.

Ao longo do curso, os participantes percorrerão vários momentos históricos do Rio, como a fundação da cidade, em 1565, as comemorações do centenário da Independência, em 1922, e histórias sobre o Rio moderno. Estes são apenas alguns dos muitos temas que serão abordados em aulas expositivas, assim como através da análise de documentos selecionados e em visitas guiadas, momento em que os participantes serão apresentados ao rico acervo do Arquivo.

“Nosso objetivo é contar a história do Rio ilustrada pelo valioso acervo do Arquivo Geral da Cidade: a fundação da cidade, as batalhas, os conquistadores, a população nativa, a chegada da Corte, o processo de Independência e a proclamação da República serão alguns dos temas de que o curso irá tratar”, diz Rosa Maria Araújo, Presidente do Arquivo.

Ao final, aqueles que obtiverem um mínimo de 60% de presença receberão um certificado de conclusão.

Para participar, basta acessar o link: https://www.even3.com.br/tracosdahistoriadorio/ – As vagas são limitadas à lotação do espaço.


Serviço:

Datas: 18 a 22 de julho, das 09h às 13h.

Aulas: 20 horas de aulas presenciais, distribuídas em cinco aulas de quatro horas de duração cada

Inscrições: https://www.even3.com.br/tracosdahistoriadorio/ – Vagas limitadas

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui