Arte Core acontece neste fim de semana e reúne arte e skate no MAM

Evento será realizado nos dias 30 e 31 no MAM e contará com participação da plataforma STU

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Anairam

Skate e arte estarão ainda mais integrados neste fim de semana. Nos dias 30 a 31 de outubro, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro vai receber novamente o Arte Core, mais democrático e plural evento de arte urbana do país.

A convite do Arte Core, a plataforma STU e SAT, uma das principais mídias core de skate do Brasil, desenvolveram uma exposição exclusiva com renomados fotógrafos do cenário urbano brasileiro. Ao todo, quatro fotógrafos foram convidados para expressarem sua arte de uma maneira desafiadora.

Convidamos os profissionais e fizemos um desafio. Daríamos duas palavras para cada um deles e, para cada palavra, eles teriam que fazer duas fotos: uma no contexto de campeonato e outra na rua, mostrando que, por mais diferente que sejam esses universos, os valores fundamentais do skate estão presentes em ambos“, explica Bill Tassinari, diretor criativo do Arte Core e Head de Arte e Comportamento do STU.

O resultado poderá ser visto ao longo do fim de semana no MAM, Rio de Janeiro. Para aqueles que também quiserem participar mais ativamente do Arte Core, o evento irá disponibilizar estruturas skatáveis na Praça Duó, Barra de Tijuca. O local é palco do Oi STU Open Rio, maior evento de skate e cultura urbana da América Latina e um dos maiores do mundo, que já está com data marcada para este ano. Acontece de 01 a 05 de dezembro.

Confira abaixo o que cada fotógrafo está preparando para a exposição:

UNIÃO // SUPERAÇÃO – LUCIANA BARRETO

União é o progresso coletivo. A união por si só já é uma vitória. É celebrar quando o outro acerta. Superação é ser melhor que ontem e pior que amanhã, uma linha contínua do dia que você começa até o dia em que não se pode mais pisar sobre a lixa, se é que esse dia um dia chega.

Bio: Luciana Barreto, de 23 anos, teve seu primeiro contato com a fotografia por volta de 2013 em sua cidade natal, São Caetano do Sul. Porém, foi apenas em 2018, com a mudança para São Paulo e uma faculdade de arquitetura interrompida, que foi possível a reconexão com o encanto que é o registro. A partir daí, Lu se joga também no mundo do vídeo, com registros artísticos das vivências que a rodeiam.

RESPEITO // FOCO – ALEX CARVALHO

Respeitar quem veio antes é a base de tudo. Sem respeito, não se constrói uma história. E no skate, não se fazem carreiras, se constroem trajetórias, as quais, sem foco na missão, seriam impossíveis. Foco é acordar todo dia e ter uma intuição certeira do que deve ser feito, mesmo que seja apenas dar um rolê e se divertir.

Bio: Natural do Rio de Janeiro, Alex Carvalho é skatista de rua e artista autodidata das artes visuais, iniciou sua jornada como arte-finalista gráfico no início dos anos 90. Desde 2007 até o momento atual se dedica profissionalmente somente à função de fotógrafo, atividade que, assim como o skate de rua, desenvolve com muito prazer desde sua infância. Alex usa a imagem como forma de comunicação.

CELEBRAÇÃO // FRUSTRAÇÃO – ANAIRAM DE LEON

As doces vitórias são feitas de caminhos árduos. Em um universo onde tentativa e erro são a regra, o acerto é quase uma exceção para a maioria dos mortais que sobem em um skate em busca de evolução. Reciclar a frustração em forma de combustível vital é o cotidiano de qualquer skatista.

Bio: Há 17 anos Anairam inicia a própria experiência de liberdade, o skate é a porta de entrada, mas a vontade de que mais pessoas, principalmente mulheres, experienciassem a vida através desse olhar, a fez querer registrar instantes que mostram a força e grandiosidade de mulheres ocupando espaços públicos e, como no caso do skate, masculinizados. Através do seu trabalho, Anairam quer que mulheres se sintam autorizadas, a estar, a ocupar e a ser. Livres.

TRABALHO // CRIATIVIDADE – RENATO CUSTÓDIO

Para muita gente, skate é trabalho. E no ritmo profissional, a criatividade se torna necessária, em cima e fora do carrinho, para que a diversão de remar não morra com o passar dos anos. Ser criativo é adaptar seu corpo e alma para as diferentes formas de ressignificar o tempo e espaço.

Bio: Skatista desde 1988, Renato Custodio é um fotógrafo e artista que utiliza a fotografia como base para seus trabalhos e o skate como investigação e desdobramentos. Suas obras abordam o movimento, o uso da cidade, a sobreposição de camadas, ruídos e se contrapõe com uma certa formalidade e referência neoconcreta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arte Core acontece neste fim de semana e reúne arte e skate no MAM
lapa dos mercadores 2024 Arte Core acontece neste fim de semana e reúne arte e skate no MAM

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui