Arte de estudantes de escolas do estado em exposição no Theatro Municipal 

Estudantes da modalidade de ensino Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais de todo o Estado do Rio tiveram a honra de expor seus trabalhos artísticos em um espaço sagrado da cultura nacional: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira (7/12), estudantes da modalidade de ensino Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais de todo o Estado do Rio tiveram a honra de expor seus trabalhos artísticos em um espaço sagrado da cultura nacional: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A ação, realizada pela Secretariade Estado de Educação (Seeduc), fez parte do Projeto Expoeja-RJ 2023 e marcou o encerramento do ano letivo do EJA. 

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, destacou o esforço dos estudantes e professores e disse que todos merecem aplausos. “A minha maior satisfação é ver o resultado deste trabalho, dos Jovens e Adultos. É uma oportunidade riquíssima de ver a construção dos saberes de cada um. Sei que produzir tudo requereu um esforço enorme, já que não é fácil conciliar os estudos com as outras tarefas do nosso dia a dia. Quero agradecer a toda comunidade escolar, que trabalhou bastante para o sucesso desse projeto“, celebrou a subsecretária. 

Este é o terceiro ano seguido que a Seeduc promove a exposição. O Projeto Expoeja-RJ é uma iniciativa para estimular os alunos do EJA a exibirem seus trabalhos artísticos e culturais realizados ao longo do ano letivo. O tema desta edição é “Desconstruindo Bolhas e Derrubando Muros: Conectando Gerações e Saberes”, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre as barreiras sociais e culturais que nos separam, além de explorar maneiras de construir pontes de compreensão e colaboração, através de trabalhos e exposições artísticas.  

Trabalhar com o EJA nos envolve totalmente: Corpo, mente e alma. Como disse o educador Paulo Freire, é impregnar de sentido tudo o que a gente faz. Eles estão dando a volta por cima. Esse é um espaço para o aluno se mostrar, expondo o que ele aprendeu e o que ele construiu. Ver o trabalho desses alunos não tem preço“, afirmou Kishnoray Lopes, diretora-adjunta do Colégio Estadual República do Peru, do Méier. 

Advertisement

A Exposição

Miss Rio de Janeiro Arte de estudantes de escolas do estado em exposição no Theatro Municipal 

A exposição contou com quadros, artesanato, maquetes e diversas obras produzidas pelos estudantes, que são verdadeiros artistas, tanto na arte quanto na vida. As obras emocionaram a todos os presentes. 

Estou muito feliz de estar aqui. Está tudo muito lindo. Eu voltei para o colégio porque tenho um objetivo: Quero ser cada vez melhor e ajudar os outros. Sonho em me tornar uma grande empresária. A gente, que é negro, enfrenta dificuldades, mas amo minha cor, amo meus professores e sei que ainda posso muito mais“, disse Raquel Valadares, de 58 anos, aluna do CE Alberto Rangel, de Jacarepaguá. 

A mostra recebeu também a visita da Miss Rio de Janeiro 2023, Isis Ruy, que ficou deslumbrada com as obras apresentadas. “Estou extremamente encantada com este trabalho, que traz toda a arte, carinho, amor e dedicação de cada aluno, que só tem a agregar à cultura não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o mundo.  Sem arte e sem educação, não chegamos a lugar nenhum. Estes são os pilares do mundo. Está lindo. Parabéns a todos os envolvidos“, elogiou Isis, que foi Miss Maricá 2022 e Miss RJ America’s 2023. 

Durante o evento, também foram realizadas apresentações teatrais, de dança e música, com muita inspiração e criatividade. Aluno do CE Barão de Tefé, de Seropédica, Mikael Ângelo apresentou, junto com sua turma, a encenação “Vivendo Conceição Evaristo“, que incluía um coral de libras. E todos se emocionaram. “Esse evento é muito importante, principalmente sendo uma ação na modalidade de jovens e adultos. É fundamental essa troca de experiências, algo muito legal que vamos levar para toda a vida“, comentou Mikael. 

Foi um dia muito especial e inspirador, que traduziu a essência da Educação, através da arte e da interação. Aluna do Colégio Estadual Prefeito Luiz Guimarães, Delma Ferreira Braga, de 59 anos, comemorou o sucesso do evento. “Estamos todos encantados. Nunca é tarde para ser feliz“, finalizou Delma. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arte de estudantes de escolas do estado em exposição no Theatro Municipal 
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Arte de estudantes de escolas do estado em exposição no Theatro Municipal 
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui