Arthur Omar apresenta imagens inéditas do Afeganistão em exposição no Sesc Copacabana

Com fotos que sobrepõem rostos a paisagens, ruínas e objetos, o artista apresenta obras que combinam e provocam reflexões sobre a situação atual do país asiático

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em cartaz até 20 de novembro, o fotógrafo e videoartista Arthur Omar realiza sua nova exposição Retorno à Imagem: Afeganistão, no Sesc Copacabana, na Zona Sul. Com imagens que sobrepõem rostos a paisagens, ruínas e objetos, Omar apresenta obras que combinam imagens que provocam reflexões sobre a situação atual do país asiático.

Em 2002, o artista viajou para o país a convite da Bienal de São Paulo, cujo tema era As Cidades. Lá fotografou cenas cotidianas, homens, mulheres, crianças e cidades. Depois de serem apresentados na Bienal, os registros deram origem ao livro Viagem ao Afeganistão (Cosac Naify, 2010), com prefácio do filósofo italiano Antonio Negri.

“O processo de produção da exposição no Sesc surgiu durante os ajustes de impressão do livro. A cada calibração de cor, com a entrada repetida de diferentes imagens sobre o mesmo papel, produziram-se composições imprevisíveis. Resolvi então recolher as folhas descartadas da impressão e, a partir desse material, produzir esta série”, conta o fotógrafo.

Vídeo: Divulgação

Segundo o artista, não se trata apenas de pensar o Afeganistão em si, mas de explorar a potência infinita de cada fotografia, umas sobre as outras. “As imagens disparam uma conexão secreta entre culturas e povos. Mesmo diante de um cenário de fragilidade, as imagens se mantêm pulsantes. Revelam beleza, mistério e a possibilidade da empatia pelo outro, que nossos olhos não têm conseguido enxergar”, diz.

Advertisement

Por meio das obras, Omar convoca espectadores a pensarem sobre questões atuais. Como lutar e resistir contra fundamentalismos em todas as culturas? Como pensar a condição das mulheres no Afeganistão e outros menosprezados no Brasil e no mundo? Qual a função das imagens na construção de imaginários? Que pontos aproximam nossos cotidianos e experiências culturais, como brasileiros, à experiência de vida afegã? Entre outros questionamentos.

Para a pesquisadora da UFRJ, Ivana Bentes, curadora da exposição, as obras provocam diferentes discussões. “A exposição como um todo é o percurso de uma viagem que se transformou também numa reflexão teórica, política e poética sobre a fotografia, o olho, a câmera e a violência da guerra”, explica.

A exposição foi uma das selecionadas no Edital Sesc RJ Pulsar.

Ciclo de debates virtuais

A exposição será acompanhada pelo Ciclo de debates: Geopolítica das Imagens, com mesas temáticas relacionando a obra de Arthur Omar com as transformações no campo das imagens, e discutindo a relação entre estética, ética e política e questões do presente urgente.

Participam, junto ao expositor, como debatedores: Charles Cosac, historiador e editor; Paulo Gabriel Hilu, professor de Antropologia na UFF e coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Oriente; Adolfo Montejo Navas, crítico e curador de arte; Guiomar Ramos, pesquisadora de cinema da UFRJ. Ivana Bentes fará a mediação.

Os debates serão exclusivamente virtuais, com transmissão pelo canal do Sesc Rio, em youtube.com/portalsescrio  

SERVIÇO:

Retorno à Imagem: Afeganistão, exposição de Arthur Omar

Data: 23 de setembro a 20 de novembro

Local: Galeria Sesc Copacabana

Horário: Terça à domingo, 10h às 19h

Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 — Copacabana – RJ

Entrada Gratuita — Classificação: Livre

Geopolítica das Imagens – Ciclo de Debates

27/09 – 14h30 | Viagem ao Afeganistão

11/10 – 14h30 | Geopolítica das Imagens

1/11 – 14h30 | Uma Vigília Imagética

8/11 – 14h30 | A Imagem Pulsátil. Corpos, Rostos e Paisagens

Para mais informações, acesse sescrio.org.br  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arthur Omar apresenta imagens inéditas do Afeganistão em exposição no Sesc Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Arthur Omar apresenta imagens inéditas do Afeganistão em exposição no Sesc Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui