Artistas de Maricá reclamam de falta de transparência em edital da Cultura

A chamada pública prevê um investimento de R$3,5 milhões em projetos culturais, mas os artistas protestam que as informações não estão sendo divulgadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução redes sociais

Nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Maricá, que está sob o comando do recém nomeado Leandro da Silva, diversos artistas e produtores estão questionando a falta de transparência em relação ao Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac). De acordo com as mensagens deixadas na página, os proponentes não estão tendo acesso às informações de documentação pendente.

Diversas pessoas reclamam que enviaram e-mail, foram ao órgão, consultaram o “Jornal Oficial de Maricá”, e não conseguem respostas sobre suas propostas inscritas, como diz este comentário:

“O JOM não apresenta as pendências a serem entregues! Como entregar a documentação se não há informação do que está pendente???? Nenhum canal da Sec. de Cultura atende! Ficará realmente complicado sem informações e sem atendimento”, questiona o perfil.

Em resposta aos questionamentos, o perfil da Secretaria orienta que “consultem o link: https://www.marica.rj.gov.br/noticia/cultura-divulga-lista-de-pendencias-de-documentos-das-propostas-do-proac/”.

Advertisement

No entanto, na listagem anexada, as informações também não aparecem para diversos candidatos, somente a mensagem “Entrar em contato através do e-mail proaccultura@marica.rj.gov.br”, conforme mostra a imagem abaixo. Segundo previsto no próprio edital, em seus tópicos 9.4, 9.5 e 9.6, os resultados e pendências deveriam ser divulgados aos proponentes. Segue a íntegra:

9.4 A Comissão de Avaliação da Secretaria de Cultura poderá solicitar os documentos faltosos ao proponente, estabelecendo um prazo máximo de 02 (dois) dias corridos para que sejam providenciados. O mesmo será aplicado a possíveis erros de preenchimento do formulário.

9.5 Todas as propostas que forem identificadas como cumpridoras do estabelecido neste edital, ou seja, com documentação completa e preenchimento adequado dos formulários serão consideradas habilitadas como parte integrante deste edital, estando aptas, assim, a serem selecionadas.

9.6 A listagem com todas as propostas habilitadas e inabilitadas será publicada no Jornal Oficial do Município e também na página da internet (www.marica.gov.br).

Um artista da cidade que preferiu não se identificar afirmou que o processo está muito confuso: “Mudaram as datas de resultado, não divulgam as pendências para que possamos solucionar, não respondem oficialmente, mudaram os prazos e a banca com o edital em curso, sem sequer justificar para o setor cultural. A gente que vive do fazer artístico está totalmente sem acesso a nada”, destacou.

A reportagem do DIÁRIO DO RIO tentou falar com a Secretaria de Cultura de Maricá por e-mail e telefone, mas não conseguiu contato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Artistas de Maricá reclamam de falta de transparência em edital da Cultura
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Artistas de Maricá reclamam de falta de transparência em edital da Cultura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui