Artistas plásticos cariocas apresentam exposição em famosa galeria de São Paulo

A mostra "Três tempos de ritmo. estrutura e cor" passeia pelas nuances do grafite para desvendar novas formas de contemplar essa manifestação cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição Três tempos de ritmo, estrutura e cor/ Reprodução Instagram Contempo

O trio carioca composto pelos artistas plásticos Marcelo Jou, Márcio SWK e Thiago Molon chega a São Paulo, a partir do próximo dia 26 de novembro, para apresentar a exposição “Três tempos de ritmo. estrutura e cor”, que explora as complexidades do grafite, expressão urbana cheia de criatividade e estilo. A mostra ficará em cartaz até o dia 18 de dezembro, na conceituada Galeria Contempo, em São Paulo, com a curadoria de Ana Clara Simões Lopes. Localizada na super nobre região da badalada Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a galeria tem se dedicado ao impulso a artistas do mundo do grafite.

Cada um dos artistas aborda as possibilidades do grafite baseado em suas peculiaridades e experiências com essa manifestação cultural, que cada dia ganha mais os espaços públicos da cidade e colorindo a paisagem da capital fluminense e de diversas regiões do país. Se tornaram ponto turístico os majestosos grafites da região portuária do Rio de Janeiro, por exemplo, que se tornou um verdadeiro museu de arte a céu aberto.

Marcelo Jou, por exemplo, exibe uma série inédita de obras que ampliam e potencializam suas investigações geométricas. São peças cuidadosamente elaboradas em madeira que, segundo a curadoria, “afirmam ideias de moção e dinamismo” e que, ao fazê-lo, propiciam a aparição de um complexo ritmo visual.

Já Márcio SWK aborda profundas investigações cromáticas. O artista está em constante busca pelo que chama “harmonia da composição de cores”, procura perceptível nas elaboradas paletas – sempre meticulosamente complementares – elencadas na produção de cada uma de suas pinturas. A série “Artigo de Luxo”, integrante da coleção, alude às harmonias tonais e padronagens frequentemente utilizadas pela grife italiana Gucci.

Advertisement

Enquanto Thiago Molon oferece um conjunto inédito de obras que compreendem pequenas paisagens e representações do que chama “estruturas ambulantes”, eixo temático que abarca desde lonas de feira, caminhões e cenas do “shopping chão” observado no entorno de seu atelier no tradicional e emergente bairro da Glória, aqui no Rio de Janeiro. A ideia de estrutura proposta, no entanto, não se restringe a recorrências iconográficas, mas se refere a um procedimento formal em que o artista emprega “recortes” na literal estruturação de suas cenas. As pinturas de Molon interrogam o espaço, sua organização e possibilidades, remetendo a elementos do mundo de maneira complexa e inesperada. Trata-se de uma produção que parece brincar com a própria lógica pictórica.

Todo esse mix acontece na galeria Contempo, anfitriã que abrigará as obras destes três nomes que começam a despontar em suas respectivas carreiras. Os três jovens artistas criam uma possibilidade de contemplação radiante e singular do cotidiano gráfico no espaço público agora traduzido para os limites do suporte da pintura domesticada pelo ambiente fechado e miniaturizado. É a chance de levar um grafite pra casa.

Serviço:
Exposição Três tempos de ritmo, estrutura e cor
Local:
Galeria Contempo
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1644 – Jd. América – São Paulo
Tel.: (11) 99904-3492
Período: de 26 de novembro a 10 de dezembro
www.galeriacontempo.com.br
@galeriacontempo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Artistas plásticos cariocas apresentam exposição em famosa galeria de São Paulo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Artistas plásticos cariocas apresentam exposição em famosa galeria de São Paulo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui